Call Center Mães de Minas já tem mais de 5000 mulheres cadastradas
segunda-feira, 2 de abril de 2012 - Notícias
O projeto Mães de Minas, criado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), tem como principal objetivo promover a redução da mortalidade infantil e melhorar a saúde das gestantes. O programa se propõe conhecer e zelar por cada gestante e criança do Estado, por isso a informação assume um caráter fundamental. Não basta saber que a gestante e a criança existem, como acontece nos sistemas de informação clássicos. É preciso que essa informação chegue em tempo real, possibilitando acompanhamento e proteção eficazes. Para atingir esse objetivo, foi criado o call center Mães de Minas (155).
Para isso, a SES procurou desenvolver um conceito diferente de Call Center em Minas Gerais. Neste as mulheres são atendidas por “madrinhas” (nome dado às atendentes), que buscam criar um vínculo com as mães, aproximando- se e estabelecendo uma relação de amizade e confiança. “São mães atendendo e garantindo o direito de uma gestação saudável para outras mães,” explica Lourival de Almeida Netto, coordenador do Call Center
As gestantes e mães de crianças de até um ano de idade podem se cadastrar na central de relacionamento do programa, ligando para o telefone 155. Essa central foi criada como ferramenta de inter-relação direta com a gestante, a família e com os serviços de saúde, visando auxiliar o monitoramento da gravidez, do nascimento e do desenvolvimento da criança, melhorando assim a qualidade de vida da mãe e da criança.
Mamãe, ligue 155
O call center do Mães de Minas, chega a atender, diariamente, cerca de 500 ligações de mamães e futuras mamães. “O Call Center funciona como os “ouvidos” do Sistema estadual de saúde”, garante a referência do ‘Mães de Minas’ na SES/MG, Luciana Ribeiro. Ela também ressalta a importância do programa no estado. Todas as gestantes cadastradas no call center terão suas consultas de pré-natal acompanhadas.
A gestante receberá uma ligação antes da consulta para lembrá-la e outra depois da consulta, para saber se está tudo bem, se a consulta aconteceu mesmo e se os exames corretos foram solicitados, garantindo a realização dos mesmos. Dessa maneira, será garantido que toda gestante seja corretamente atendida durante o pré-natal. Caso seja identificada alguma dificuldade no atendimento ou algum risco para a gestação, um profissional do Call Center entrará em contato com os responsáveis para buscar a solução.
Além disso, as futuras e atuais mamães têm à disposição uma verdadeira central de esclarecimento de dúvidas e também de acompanhamento médico, já que também compõem a equipe enfermeiros e médicos. Eles atuam em regime de plantão 24hs, todos os dias da semana e poderão ser acionados para orientar a gestante, família ou a mãe nos casos de urgência/emergência.
Até o momento já são 5093 gestantes cadastradas e 891 mães de crianças de até um ano de todo o estado.
Para saber mais informações, acesse ao site do Mães de Minas, www.maesdeminas.com.br.
Texto: Cica Almeida
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