19 de Abril de 2012
Deputados vão discutir prevenção ao uso do crackDiscutir a promoção à saúde e a prevenção ao uso do crack é o objetivo de audiência pública que a Comissão Especial para o Enfrentamento do Crack, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, promove na próxima terça-feira (24/4/12), às 15h30, no Plenarinho III. A reunião acontece a requerimento dos deputados Paulo Lamac (PT), presidente da comissão, Vanderlei Miranda (PMDB), Célio Moreira (PSDB) e Doutor Wilson Batista (PSD) e da deputada Liza Prado (PSB).
“O crack está há mais de duas décadas no País, porém, nos últimos anos, seu crescimento foi exponencial. Hoje, ele está presente tanto no ambiente urbano, quanto na zona rural, e acomete pessoas de todas as idades e classes sociais”, destaca Paulo Lamac. O deputado explica que o crack desencadeia um processo neurológico complexo, causando grande compulsão e recaídas frequentes entre os dependentes. Por isso a importância de discutir formas de prevenção ao consumo da droga que, ressalta o parlamentar, “vicia rapidamente e leva à desagregação familiar, à prostituição e à criminalidade em geral”.
A audiência integra uma série de reuniões que estão sendo realizadas pela comissão a fim de debater o problema do crack, apresentando um panorama dessa e de outras drogas no Brasil. A expectativa é de que, ao final dos trabalhos, seja produzido um relatório sobre o tema, a ser encaminhado ao Governo de Estado com propostas de políticas públicas, além da proposição de projetos de lei na ALMG.
Convidados – Foram convidados para a reunião o professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Walter Ernesto Ude Marques; o assessor de Prevenção às Drogas do Programa Educacional de Resistência às Drogas da Polícia Militar de Minas Gerais, capitão PM Hudson Matos Ferraz Junior; o gerente de Planejamento da Terra da Sobriedade, Isaías Campara Neto; e a coordenadora nacional da Pastoral da Sobriedade, Ana Martins Godoy Pimenta.
Como parte das discussões, na segunda-feira (23), a comissão vai debater o tema “O consumo de drogas como grande desafio da sociedade no século XXI”, às 14 horas, no Salão Nobre da ALMG, a requerimento dos mesmos deputados. Participarão dos debates o pesquisador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Droga da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e autor do livro “Tratamento do usuário de crack”, Marcelo Ribeiro de Araújo, e o padre Haroldo Rahm, fundador da Instituição Padre Haroldo e apresentador do programa “Relaxe e Viva Feliz”, da Rede Vida de Televisão, pioneiro na luta contra as drogas nos Estados Unidos e no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário