27 de Julho de 2013 - 17h17
Pular café da manhã aumenta risco de infarto, mostra estudo
Pessoas que não se alimentam nas primeiras horas do dia são até um quarto mais propensas a ter um ataque cardíaco. A pesquisa da Universidade de Harvard analisou a saúde de 26.902 homens de 45 a 82 anos.
Pular o café da manhã pode aumentar o risco de ataque cardíaco, foi o que revelou um estudo da Universidade Harvard (EUA). Pessoas mais velhas que não se incomodam em comer depois de se levantar são até um quarto mais propensas a ter um ataque cardíaco ou morrer de doença coronária do que aqueles que tomam café da manhã.
De acordo com Leah Cahill, autora do estudo e pesquisadora da Escola de Saúde Pública da Universidade norte-americana, "pular o café da manhã pode levar a um ou mais fatores de risco, como obesidade, pressão arterial alta, colesterol alto e diabetes, que, por sua vez, podem levar - com o tempo - a um ataque cardíaco".
A pesquisa, que aconteceu entre 1992 e 2008, analisou a saúde de 26.902 homens de 45 a 82 anos. No total, 1.572 tiveram algum “evento cardíaco” pela primeira vez durante esse período.
Os homens que não comiam de manhã tinham um risco 27% maior de ataque cardíaco ou morte por doença coronária. Mesmo após a contabilização de diferenças modestas no estilo de vida, o vínculo persistiu.
No estudo, os homens que não tomavam café da manhã eram mais propensos a ser mais jovens, fumantes, empregados em tempo integral, solteiros, menos fisicamente ativos e a beber mais álcool.
Fonte: Radioagência NP
Nenhum comentário:
Postar um comentário