segunda-feira, 22 de julho de 2013

Treinamento

Agentes de saúde da CIC são treinados para identificar risco entre crianças

 
Agentes de saúde e auxiliares de enfermagem das 15 unidades pertencentes ao Distrito Sanitário da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) participaram de um curso sobre os indicativos de risco entre crianças da comunidade. No total, 120 profissionais participaram do curso, que teve o objetivo de salientar os sinais de alerta emitidos pelas crianças em casos de doença e maus tratos.

“O trabalho das agentes é estender o olhar do médico e das enfermeiras nas unidades de saúde. Por isso é fundamental o olhar clínico dessas profissionais para que possam identificar qualquer problema e encaminhá-las ao tratamento e acompanhamento médico”, disse a médica Marina Cortês Del Grossi, responsável pelo apoio de pediatria do Distrito, e que idealizou o curso.

“Muitas vezes são sinais sutis que se observados no início fazem uma grande diferença no tratamento. Procurarmos capacitar sempre os nossos profissionais porque sabemos que eles são o nosso elo com a comunidade”, explica Cynthia Calixto Fraiz, gerente do distrito.

Febre, vômito, pele amarelada, olhos fundos e vermelhos, umbigo irritado podem ser sinais de doenças, desidratação ou anemia. Já a mudança de comportamento e hematomas pode significar violência física ou psicológica. A importância de estar atentas a esses sinais foi repassada às agentes.

Para Maria Beatriz Domingos, que trabalha há 14 anos como agente de saúde da Unidade Taiz Viviane Machado, descobrir precocemente as doenças pode significar a cura do paciente. “Estabelecemos uma relação de confiança com a comunidade e precisamos ter condições e preparo para entender os sinais de alerta. Esse curso é importante por isso, ajuda a nos manter alertas atentos às necessidades de se encaminhar a pessoa à unidade de saúde”, garantiu.

“Já passei por vários cursos de capacitação e eles são fundamentais para realizarmos um atendimento de qualidade e com o olhar treinado para identificar os problemas e orientar corretamente os responsáveis nos cuidados com as crianças”, afirmou a auxiliar de enfermagem, Eldetrudes Pimentel.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS

Fonte: www.curitiba.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário