domingo, 28 de julho de 2013

Mamobilizar

Hora do Mamaço 2013

22ª Semana Mundial de Aleitamento Materno:
Próximo, contínuo e oportuno!

Cada ano, quando essa semana se aproxima (1 a 7 de agosto – sempre), fico muito esperançoso e otimista em que algo possa mudar.

Acho tão difícil entender por que razão não conseguimos estender a faixa de aleitamento materno exclusivo no Brasil (nos últimos 10 anos, passou de 27 para 51 dias) até o 6º mês.

A meta da OMS é que aos 6 meses tenhamos cerca de 90 a 100% das crianças em aleitamento materno (atualmente 41% no Brasil, que é próximo da média mundial).

Desde 1992 tem-se tentado sensibilizar o mundo em prol do aleitamento materno através dessa iniciativa, adotando-se temas relacionados aos hospitais, às mães, às famílias, focando a lei, as questões financeiras envolvidas, o empoderamento da mulher, a informação, a mídia, a globalização, a sustentabilidade, a paz, o passado, o presente, o futuro... ufa.

A bola da vez é o fortalecimento do aleitamento materno através do círculo de apoio às mães.

Vamos tentar reunir nesse mês que antecede a Semana Mundial ações que possam estimular essa prática alimentar tão saudável, tão familiar, tão ... tão... certa.

Cada um de nós fazendo sua parte, mostrando para apenas mais uma mãe que ela não está só nesse caminho, já estaríamos melhorando em muito a situação atual.

Para isso, é necessário que se fale muito.

Para isso, é fundamental que se escute muito.

Para isso, é obrigatório que se acolha muito.

Cada um fazendo um pouquinho.

E nós vamos tentar fazer a nossa parte. Junto com a Simone de Carvalho, responsável pelo grupo AMS (Aleitamento Materno Solidário), vamos reunir mães para amamentar.

HORA DO MAMAÇO 2013

Hora do Mamaço 2013

Vamos nos mamobilizar???

A Hora do Mamaço foi criada em 2012 pela AMS Brasil em comemoração à SMAM: Semana Mundial de Aleitamento Materno.

No ano passado criamos este maravilhoso vídeo com quase 200 fotos e 45 cidades envolvidas. Foi um sucesso e o vídeo já atingiu a marca das 15 mil visualizações!
Este ano resolvemos propor um novo desafio... vamos nessa?
  1. A proposta é de uma “mamobilização nacional e internacional”, contando com a participação de mães em plena “atividade”, durante uma mamada. Cada mãe, cada grupo, cada cidade, cada estado, cada país pode fazer a diferença.

    Aqui em São Paulo, vamos nos reunir na Casa das Rosas (Av. Paulista, 37), no dia 4 de agosto, domingo, a partir das 13 horas. Estamos esperando vocês. Olha só quanta gente já faz parte desse nosso Círculo de Apoio.
  2. Temos como proposta nesse ano, ao invés de fotos, gravar vídeos que, com a mobilização de cada mãe, de cada grupo serão reunidos para ilustrar essa nossa HORA DO MAMAÇO. Pontos turísticos de cada cidade, cada país podem ser fontes de inspiração e união.
  3. Esse evento tem o apoio da Sociedade de Pediatria de São Paulo.
Nosso tema adotado para esse ano é: Tão importante quanto amamentar um bebê, é ter alguém que escute você!

Estamos juntos nessa caminhada pela paz, pela saúde, pelo aleitamento materno.
Venha com a gente. Vamos ser a diferença.

Hora do Mamaço 2013 em São Paulo

Coordenação: Simone de Carvalho e Dr. Moises Chencinski
Página do evento: Hora do Mamaço 2013 - São Paulo - SP
Dr. Moises Chencinski
Dr. Moises Chencinski
Médico especializado em pediatria e homeopatia

Nenhum comentário:

Postar um comentário