sexta-feira, 19 de julho de 2013

1º Estado

Com investimentos do Governo de Minas viabilizados por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) será inaugurado nesta sexta-feira, às 18 horas, em Francisco Sá, o 12º Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Norte de Minas. 

 Minas Gerais é o primeiro estado a ter sua Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) aprovada pelo Ministério da Saúde, em abril deste ano, por meio de portaria.

 Os centros de atenção psicossocial prestam atendimento a usuários de álcool e drogas, bem como a pessoas com transtornos mentais. A solenidade desta sexta-feira, em Francisco Sá, contará com a participação de dirigentes da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) e será presidida pelo prefeito da cidade, Denilson Rodrigues Silveira e pelo secretário municipal de Saúde, Sinvaldo Pereira dos Santos.

Atualmente o Norte de Minas possui 11 centros de atenção psicossocial instalados nos municípios de Bocaiúva, Capitão Enéas, Grão Mogol, Janaúba, Montes Claros, Salinas, Taiobeiras e Porteirinha. Nestes centros cerca de 2,5 mil pessoas são atendidas por médicos clínicos e psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de terapia ocupacional.

O investimento na instalação dos centros é viabilizado pela Secretaria de Estado de Saúde enquanto o Ministério da Saúde repassa, mensalmente às prefeituras, recursos para o custeio do trabalho realizado por cada unidade. A gerência das unidades e contratação de profissionais das áreas médica e administrativa é de responsabilidade das prefeituras.

A psicóloga, Ana Cristina Couto Amorim, integrante da equipe técnica de saúde mental da SRS de Montes Claros entende que o investimento que o Governo de Minas está realizando na interiorização do tratamento de usuários de álcool, drogas e de pessoas com transtornos mentais “é de fundamental importância para a sociedade”. Isso porque, explica, “além de proporcionar a redução da violência o trabalho realizado nos municípios causa impactos positivos para a sociedade como um todo e, principalmente para as famílias, diante da desagregação causada pelos usuários de álcool e outros tipos de drogas antes de se submeterem aos tratamentos realizados pelos Caps”.

Em Francisco Sá, mesmo antes da inauguração do Centro de Atenção Psicossocial coordenado pela psicóloga, Imaculada Rodrigues de Aguilar, já foram admitidos para tratamento 129 pacientes, bem como pessoas com transtornos mentais. Diariamente o centro atende uma média de 19 pessoas. Já em Montes Claros, onde já estão em funcionamento dois centros de atenção psicossocial, até maio deste ano já foram admitidos 800 pacientes para tratamento médico e psicológico.

Até o final deste ano o Governo de Minas tem previsão de colocar em funcionamento mais seis novos centros de atenção psicossocial no Norte do Estado, contemplando os municípios de Coração de Jesus, Rio Pardo de Minas, São João do Paraíso, Espinosa, Jaíba e Monte Azul. Por meio de convênios a Secretaria de Estado de Saúde já repassou recursos financeiros às prefeituras para a instalação dos novos centros.

EM REDE
A coordenadora de saúde mental da SES, Tanit Sarsur explica que com a aprovação da Rede de Atenção Psicossocial, o Ministério da Saúde se compromete a repassar mais de R$ 400 milhões para financiar a prestação dos serviços de saúde mental no Estado e nos municípios mineiros.

O Plano de Ação da RAPS foi produzido pela Secretaria de Saúde em parceria com os municípios mineiros. No documento, que especifica a estrutura dos núcleos de atenção à saúde, o Estado traçou as estratégias para ampliar e qualificar a assistência em saúde mental. A Atenção Psicossocial foi elaborada para funcionar em rede. Isso significa que os serviços serão prestados de acordo com a complexidade dos casos e as ações serão compartilhadas entre todas as unidades. A rede é composta por Atenção Básica em Saúde, Atenção Psicossocial Especializada, Atenção Residencial de Caráter Transitório e Atenção Hospitalar.

Por Pedro Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário