sexta-feira, 19 de julho de 2013

Rede de Urgência e Emergência em MG

Juiz de Fora foi sede, nesta sexta-feira, 19/07, de mais um encontro para a  implantação da Rede de Urgência e Emergência da macrorregião de saúde sudeste. Nesta etapa, está sendo elaborado o Plano de Ação Regional, que tem como objetivo a preparação de uma proposta de cada componente da Rede para avaliação e aprovação do Ministério da Saúde,  com vistas à alocação de recursos financeiros pelo governo federal.

Durante a reunião, foi definido o desenho da Rede, que a princípio, vai ser composta por 21 hospitais: 
Sendo um voltado para atendimentos em nível I - traumas;
 três hospitais para atendimentos em nível I - cardio;
 um para atendimentos em nível I - AVC;
seis para tratamento em nível II;
 cinco para atendimento em nível III;
e cinco para atendimento em nível IV.

O secretário de saúde Antonio Jorge de Souza Marques,  que participou das discussões, se diz satisfeito em cumprir mais uma etapa de construção da Rede de Urgência e Emergência. "As tarefas estão sendo empreendidas em tempo certo e adequadamente. O Ministério da Saúde está alinhado com o Plano de Ação Regional, o que traz maior robustez ao que tem sido feito. Até dezembro pretendemos concluir os trabalhos e fazer a rede funcionar", afirma.

Ao longo do dia serão apresentados e debatidos os protocolos para organização da rede, bem como os critérios e portarias que definem a lógica do sistema de saúde em rede.

Participaram da reunião o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, o coordenador de Urgência e Emergência da SES-MG, Rasível dos Reis, a assessora da Coordenação de Urgência e Emergência, Hellen Souza, os gestores e os prestadores de serviços hospitalares da macro sudeste.

Oficinas
Entre março e maio deste ano foram realizadas duas oficinas sobre a Rede de Urgência e Emergência. Na primeira delas, foram apresentados os conceitos da Rede e a distribuição do SAMU na Macrorregião Sudeste. Já o segundo encontro teve como finalidade discutir os pontos necessários para o desenvolvimento e implantação de um Modelo de Atenção às Urgências e Emergências. "Pretendemos criar uma rede solidária e cooperativa com um desenho que consiga chegar a todos os pontos de atenção, sem esquecer a Atenção Primária", afirma o coordenador de Urgência e Emergência da SES-MG, Rasível  dos Reis.

A Rede
O sistema de organização da saúde em rede visa a integração dos serviços de saúde, minimizando a fragmentação. A Rede de Urgência e Emergência  é composta por cinco componentes: SAMU Regional, Atenção Domiciliar, Sala de Estabilização, UPA e hospitais. "Estamos deixando um sistema fragmentado de atenção à saúde para implementar o Sistema de Redes de Atenção à Saúde. Esse novo método objetiva encaminhar o usuário ao ponto de atenção certo, capaz de um cuidado efetivo e no menor tempo possível", explica Rasível.

Na macro sudeste, a rede será gerenciada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (CISDESTE), que será responsável pela organização do atendimento de urgência e emergência dos 94 municípios que compõem a macro, beneficiando uma população estimada em 1.584.338 milhão de pessoas

Por Silvâne Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário