domingo, 28 de julho de 2013

Plano Viver sem Limite

23/JUL/13 - Gestores de estados e municípios discutem Plano Viver Sem Limite, em Brasília

Data: 23/07/2013
O secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, abriu nesta segunda-feira (22), em Brasília, encontro com gestores do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, de diversos estados brasileiros. O encontro, que reuniu representantes de 14 órgãos do executivo estadual e municipal teve como objetivo estreitar a relação do governo federal com estados e municípios para compartilhar iniciativas, monitorar programas e identificar os avanços do Plano Viver Sem Limite.

“As reuniões sistemáticas com gestores da política da pessoa com deficiência nos estados e municípios são primordiais para que a gente possa fazer um ajuste da execução da política nacional junto às politicas estaduais e municipais, sobretudo no que se refere às ações do Plano Viver Sem limite”, explicou o secretário Antonio José. A reunião ocorreu na sede da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). 

Na oportunidade, o Secretário também apresentou os caminhos para aquisição de recursos de financiamento ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o todo o processo para a implementação das Centrais de Interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras).  

Presente no encontro, o secretário de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania de Sergipe, Luiz Eduardo Oliva, avaliou o encontro como produtivo. “Em reuniões desse tipo nós temos uma visão do país, de como as políticas estão se desenvolvendo. Sabemos que o Viver Sem limite é um plano imenso que envolve vários ministérios e às vezes uma ação desenvolvida por um Ministério não chega a determinado secretário de Estado, ou se faz diretamente com os municípios”.

Também estiveram presentes representantes de Goiás, Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Ceará, Paraná, Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais. 

A próxima reunião está agendada para os dias 12 e 13 de setembro, onde será discutida a articulação de um Fórum de Gestores, considerado fundamental para a integração e o fortalecimento das políticas da pessoa com deficiência.
Assessoria de Comunicação Social
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário