sexta-feira, 19 de julho de 2013

Revista disponível

 Revista RETS nº 16 disponível no site da Rede
 

Caro leitor, a grande notícia desta edição é a confirmação da 3ª Reunião Geral da RETS, que será realizada nos dias 7 e 8 de novembro, em Recife (Pernambuco), no Brasil, juntamente com a 2ª Reunião de suas duas sub-redes, a RETS-CPLP e a RETS-Unasul. Além de uma excelente oportunidade de encontro entre os membros, o evento representa um momento privilegiado de reavaliar o trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos e de discutir estratégias que permitam a continuidade e até mesmo o fortalecimento da iniciativa, cuja história começou no México, em 1996.

A RETS foi criada em resposta ao resultado de um grande estudo sobre a educação de técnicos em saúde nas Américas, coordenado pela Organização Pan-Americana da Saúde (opas/OMS). A ideia era que a rede funcionasse como um espaço de produção e difusão de conhecimentos que pudessem orientar e fornecer uma base mais sólida para a elaboração de políticas públicas voltadas para a formação e para o trabalho dos técnicos em saúde. Infelizmente, houve poucas mudanças no cenário identificado naquele momento e os trabalhadores técnicos em saúde ainda enfrentam grandes dificuldades.

O que podemos fazer para retomar as origens da Rede? Como tornar nosso trabalho mais efetivo? Como dar visibilidade a esses trabalhadores que formam a base dos sistemas nacionais de saúde e que muitas vezes são ignorados pelas autoridades e pelos formuladores de políticas para o setor? O que fazer para superar os grandes desafios inerentes ao trabalho em rede, como a dispersão de seus nós e as dificuldades de contato? Essas são algumas das perguntas que a Reunião, cujos preparativos estão apenas começando, tentará responder. Para isso, no entanto, é necessário que todos os seus membros participem das discussões preliminares e deem sugestões que possam enriquecer o encontro presencial. 

Fora isso, a revista traz mais algumas informações sobre o 3º Fórum Global de Recursos Humanos em Saúde, numa entrevista com Roberto Esteves, pesquisador da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) do Brasil; uma matéria sobre a importância da informação para o setor da saúde e o papel que os técnicos podem desempenhar nessa área; e a segunda parte do texto sobre a educação de técnicos em saúde no Uruguai. Como tema de capa, a revista aborda a questão dos currículos nos cursos de formação desses trabalhadores, destacando algumas reflexões para todos que se interessam pelo assunto. 


Boa leitura!

Secretaria Executiva da RETS

Nenhum comentário:

Postar um comentário