domingo, 28 de julho de 2013

O risco de morrer

Aumento de 44% no risco de óbito em cirurgias próximas ao fim de semana

  • APA
O risco de morrer em uma cirurgia é significativamente mais alto quando ela ocorre durante ou próximo a um fim de semana, revela um estudo britânico publicado no "BMJ". A chance de óbito, de acordo com a pesquisa, é 44% mais alta nas operações feitas às sextas-feiras do que nas segundas-feiras.

Pesquisadores do Imperial College London examinaram mais de quatro milhões de procedimentos eletivos conduzidos em hospitais do NHS na Inglaterra entre 2008 e 2011. Eles descobriram que 27.582 pacientes morreram no prazo de 30 dias da cirurgia (ainda no hospital ou após a alta do paciente).

O índice de mortalidade foi mais baixo nos casos de pacientes operados na segunda-feira, e foi aumentando a cada dia subsequente da semana. A chance de óbito foi 44% mais alta para cirurgias realizadas às sextas em comparação com a segunda-feira. O risco de morrer ainda foi mais alto nos procedimentos planejados realizados durante o fim de semana - com chance 82% mais alta do que na segunda. Contudo, o número de operações nos fins de semana foi pequeno e pode representar um grupo de pacientes diferente.

Os autores sugerem que os achados podem refletir diferenças na qualidade do cuidado prestado aos fins de semana. “As primeiras 48 horas após uma cirurgia são frequentemente as mais críticas para o cuidado de pacientes cirúrgicos”, disse o autor principal do estudo, Paul Aylin.

"Nós tentamos explicar a possibilidade de diferentes tipos de pacientes serem operados aos fins de semana, mas o ajuste fez pouca diferença. Isso nos deixa a possibilidade de que as diferenças nos índices de mortalidade se devem à pior qualidade do cuidado prestado nos fins de semana, talvez devido à menor disponibilidade de profissionais, recursos e serviços diagnósticos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário