sábado, 20 de julho de 2013

Ajudando na auto-estima

Posted: 19 Jul 2013 05:01 PM PDT

Trabalho voluntário começou a funcionar na terça (9) no Oeste do estado.


Estabelecimento atua em Xanxerê e auxilia na autoestima das pacientes.

O Banco de Perucas vai atuar na autoestima de mulheres em tratamento contra o câncer (Foto: DIvulgação Rede Feminina de Xanxerê / Carol Debiasi)
O Banco de Perucas vai atuar na autoestima de mulheres em tratamento contra o câncer (Foto: DIvulgação Rede Feminina de Xanxerê / Carol Debiasi)

O primeiro banco de perucas de Santa Catarina começou a funcionar na terça-feira (9) na cidade de Xanxerê, município localizado no Oeste do estado catarinense. O projeto voluntário faz parte da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xanxerê, e pretende ajudar mulheres catarinenses a passar pelo tratamento de um câncer.

O Banco de Perucas da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xanxerê (RFCC) é o primeiro de Santa Catarina a oferecer perucas de todos os tamanhos e cores para as pacientes da região que estão em tratamento quimioterápico.

As mulheres podem emprestar ou comprar mais de 150 perucas que foram disponibilizadas através do Ministério Público de Xanxerê e Associação das Senhoras de Rotarianos.

A presidente da RFCC explica que a ideia do banco surgiu de uma demanda observada pelo grupo. “Diante da crescente procura pelas perucas de mulheres fora da cidade, nós resolvemos ter um local específico aqui na sede para atender essa demanda. Quando a paciente vier fazer a escolha da peruca, nós esperamos que ela sinta curiosidade de conhecer o andar de cima, onde as pacientes realizam trabalhos variados, como terapia ocupacional, psicoterapia e fisioterapia, para desmistificar que aqui se trata a doença. Na verdade, tentamos minimizar as sequelas físicas e emocionais”, disse a presidente.

A voluntária Tânia Catalan relata como vai funcionar o atendimento no banco: “as pacientes serão recebidas por uma equipe treinada, formada por psicólogos e fisioterapeutas, que vão auxiliar na escolha e adaptação das perucas à pessoa interessada. Teremos uma cabeleireira voluntária que fará alguns retoques se for necessário, para adaptar a peruca conforme a necessidade da pacientes ” afirma Tânia.

Geralmente, a paciente que está em tratamento quimioterápico ficará com a peruca no mínimo de seis meses a um ano. Ela não poderá trocar de peruca durante esse período, mas deverá mantê-la sempre bem conservada, pois retornarão ao banco para que outra paciente possa usar.

As perucas são importadas e de cabelo sintético. Também poderão ser compradas, caso a paciente preferir. Com isso, novas perucas serão adquiridas para serem inclusas no banco e sempre ter modelos novos.

O Banco de Perucas vai funcionar com agendamento prévio que é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h30min. O agendamento pode ser feito pelo telefone (49) 3433-7444.

Fonte: Portal G1

Para ver o vídeo da matéria, clique aqui -> http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2013/07/projeto-de-banco-de-perucas-em-sc-ajuda-mulheres-com-cancer.html

O post Projeto de banco de perucas em SC ajuda mulheres com câncer apareceu primeiro em Combate ao Câncer - Informação é melhor remédio para a prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário