domingo, 5 de agosto de 2012

Cartilha

Posted: 04 Aug 2012 06:44 AM PDT
Documento aborda cuidados com a saúde e orientação alimentar para evitar problemas cardiovasculares

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) promove em todas as capitais brasileiras o Dia Nacional de Controle do Colesterol neste sábado, 4 de agosto. A cartilha Brasil — Colesterol na Meta será distribuída em praças, shoppings, estações rodoviárias e metroviárias, bem como na Unidades Básicas de Saúde do SUS para alertar à população para o perigo do colesterol elevado, sintoma não perceptível que está na origem de infartos e derrames que ocorrem no país. A cada ano, o Brasil registra 320 mil mortes por causas cardiovasculares.

Para o diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da SBC, Carlos Alberto Machado, é preciso que a população se conscientize de que exames que comprovem níveis de colesterol total acima de 200, LDL (colesterol ruim) acima de 100 e HDL (colesterol bom) abaixo de 40, são um sinal de alerta de que, a médio prazo, podem ocorrer problemas de saúde. O médico insiste que um único paciente infartado ou vítima de AVC custa em hospitalização e tratamento à sociedade mais do que o custo para prevenir a doença em dezenas de milhares de brasileiros.

— Nosso objetivo é mudar o enfoque da saúde, de curativo para preventivo. Se a população controlar a hipertensão, a obesidade, o colesterol, glicemia, triglicérides e o sedentarismo, a quantidade de infartos baixaria drasticamente — diz o especialista.

Carlos Alberto insiste que o custo hospitalar não é o único quando alguém tem um infarto ou um derrame cerebral.

— Muitas vezes, o paciente fica impossibilitado de trabalhar temporária ou permanentemente. Passa a viver da aposentadoria por invalidez e se torna incapaz de prover a qualidade de vida a que sua família estava acostumada — exemplifica.

A cartilha que a SBC vai distribuir inclui, além dos cuidados com a saúde, orientação alimentar. Ela mostra que o consumo de duas colheres de azeite de oliva por dia na salada, um copo de leite ou de iogurte, mesmo para adultos, um tomate, suco de uva, aveia ou soja, ajudam a reduzir os índices de colesterol e propiciam uma vida mais saudável. Ao consumir peixes, soja, sementes de linhaça e frutas, as pessoas reduzem naturalmente a quantidade de frituras e de carnes gordas que ingerem, o que também beneficia a saúde e contribui para aumentar a longevidade.

Congresso em Gramado
Durante o Congresso da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul (Socergs), em Gramado, será realizada uma caminhada para marcar o Dia Nacional de Controle do Colesterol, com objetivo de orientação, conhecimento e prevenção, unindo a atividade física e mental a serviço da saúde.

A caminhada parte às 9h deste sábado, com percurso do Corpo de Bombeiros até o ginásio de esportes próximo à Prefeitura de Gramado. Após, haverá uma palestra sobre prevenção de doenças cardíacas, ministrada pelo médico Enio Leite Casagrande. Serão dadas ainda orientações sobre alimentação saudável, manejo do estresse, tabagismo e medições de circunferência abdominal e aferição da pressão arterial.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário