quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Diálogo x humanização x SUS

Rede HumanizaSUS amplia diálogo sobre humanização do SUS





O Sistema Único de Saúde (SUS) trabalha, cada vez mais, para humanizar os seus serviços. Por isso, em 2008, foi criada a Rede HumanizaSUS, um blog comunitário para reunir pessoas interessadas e envolvidas em processos de humanização da gestão e do cuidado no SUS. O objetivo do projeto, hospedado no link: www.redehumanizasus.net, é criar uma rede de colaboração, que permita a troca de experiências entre gestores, trabalhadores e usuários do SUS.
Segundo o coordenador da Rede HumanizaSUS, Ricardo Teixeira, o blog é absolutamente aberto, com a proposta de funcionar como uma rede comunitária. “A pessoa se cadastra e começa a ter a opção de publicar no blog. O blog coletivo foi uma opção tecnológica nossa por ser uma plataforma mais simples de utilizar. Em 2008, as comunidades virtuais ainda eram muito poluídas de ferramentas e a gente avaliava que aquilo não facilitaria o uso por pessoas que não são exatamente do mundo da informática. E isso iria contra nossa ideia de alcançar o maior número de usuários possível”, explica.
Teixeira diz que a Rede HumanizaSUS tem como slogan “O SUS que dá certo”. “Nossa ideia é debater a Política Nacional de Humanização, que desde 2003, se orienta pela perspectiva de dar visibilidade às experiências exitosas do SUS. A grande aposta é que essa experiência colaborativa aumente nossa potência coletiva para o enfrentamento dos grandes e complexos desafios da humanização no SUS”, ressalta.
O coordenador afirma que o HumanizaSUS já superou todas as expectativas. ”Hoje, olhando retrospectivamente, percebo que a rede já ultrapassou o que nós poderíamos imaginar. Agora posso dizer que a rede pode ser perfeitamente caracterizada como um espaço com a função de apoio, porque recebemos vários depoimentos de usuários dizendo que a rede tem os ajudado muito”, afirma Teixeira.
Mônica Plaza / Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário