quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Relaxe e descanse

Posted: 06 Aug 2012 04:52 AM PDT
Todo mundo já passou por isso: dias em você não consegue guardar nada na memória. Compromissos acabam sendo cancelados, você esquece onde deixou as chaves de casa (se é que pegou na hora de sair de casa), pergunta várias vezes uma mesma questão para os colegas de trabalho ou familiares. Talvez você precisa treiná-la mais.

Mas não se engane, não são os “exercícios mentais” populares – como sudoku, palavras cruzadas ou mesmo jogos de sites especializados na internet – que vão ajudar você a lembrar mais as coisas. De acordo com uma pesquisa britânica, feita por Michaela Dewar, da Universidade de Edinburgo, no Reino Unido, sentar em um lugar calmo, fechar os olhos e relaxar é a melhor maneira de fazer suas memrórias se consolidarem ao longo do dia.

A equipe de Dewar chegou a essa conclusão utilizando uma série de testes de memória, onde os participantes tinham que prestar atenção em informações ditadas verbalmente e, posterioremente, reescrevê-las com a maior acuidade possível.

“Nosso estudo indica que as formação de novas memórias não acontece em um espaço curto de tempo. Na verdade o tipo de atividade que fazemos logo após uma nova informação nos ter sido passada é que indica como aquela memória vai se consolidar – de maneira passageira ou definitiva – e o quanto dessa informação nosso cérebro conseguirá revisitar após uma semana”, explica Dewar cujo estudo será publicado no próximo número do periódico Psychological Science.

Fechar os olhos e não se distrair durante alguns minutos
Um dos experimentos dividiu os voluntários em 3 grupos diferentes que ouviam uma história a qual deveriam lembrar o máximo de detalhes após 10 minutos de intervalo. Durante esse intervalo um dos grupos ficava em silêncio, com os olhos fechados (uma espécie de meditação, mas sem qualquer preparação prévia), o segundo era incubido de buscar produtos em uma doceria próximo ao local do experimento e um terceiro grupo deveria resolver alguns desafios de um jogo eletrônico. Quando voltavam um novo teste, agora visual, também era aplicado.

As memórias desses participantes foram testadas uma hora e uma semana após o experimento. Quanto menor as interações com outras atividades após os testes maior a recorrência das informações aprendidas uma semana depois. Os piores resultados foram aqueles onde os participantes jogavam após as “aulas”.

“A formação da memória se dá logo após o aprendizado de uma nova informação, então quanto menos você levar novas informações para concorrer com a primeira – especialmente nos primeiros minutos após esse aprendizado – melhor a consolidação dessa memória”, finaliza a pesquisadora.

A dica para ter um cérebro mais afiado, no final das contas, é só fazer as coisas no tempo dele.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário