segunda-feira, 1 de julho de 2013

Debate ao vivo


Medidas socioeducativas pautam o Sala de Convidados

Publicada em
O programa Sala de Convidados do Canal Saúde, que irá ao ar na próxima terça-feira (2/7), às 11h, discutirá como as medidas socioeducativas estão sendo aplicadas no país e quais os caminhos possíveis para melhorar o sistema.
Segundo dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, mais de 50 mil crianças e adolescentes cumprem medidas socioeducativas no país por terem cometido algum tipo de crime ou infração.

 Que medidas são essas? Como são aplicadas e em quais estruturas? Há exemplos bem-sucedidos de aplicação de medidas socioeducativas no Brasil? Ou apenas depósitos de menores? Qual é a esperança de recuperar um menor infrator e que ações são mais indicadas para isso? O nosso modelo de educação contribui para afastar crianças e adolescentes do crime?

Como exemplo de que é possível levar a sério o nome de medida socioeducativa, e isso não ser apenas um eufemismo para punição, existe o caso do Centro de Atendimento Socioeducativo de Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana do Recife. Lá, as ações desenvolvidas têm o foco na educação e, com isso, o município conseguiu reduzir o índice de reincidência de 20%, em 2011, para 5%, no ano passado. O programa terá como convidados o educador social e ex-diretor do Degase, Sidney Teles, e o advogado, professor, juiz de direito aposentado e consultor na área de direitos da criança e do adolescente, João Batista Costa Saraiva.

Sobre o Sala de Convidados

É um programa de debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias, com uma hora de duração, das 11 às 12h. Os temas têm relevância factual e estão relacionados às políticas públicas na área da saúde. O programa é idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122. Se preferir, antecipe suas perguntas pelo e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde (facebook/canalsaudeoficial) em Fale com a Gente.

Como assistir

Pela internet, acesse aqui e clique na Web TV, na página principal. Na televisão: parabólica digital (frequência 3690) ou TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como Assistir, no site do Canal Saúde. Os conselheiros de saúde em todo o Brasil podem assistir pela Oi TV, canal 910. Acompanhe a programação completa da TV e assista também aos vídeos em nosso acervo. Faça a sua busca e programe-se para assistir quando quiser.

Mais informações

Canal Saúde/Fiocruz
Assessoria de Comunicação: (21) 3194-7743

(Foto: CCS/Fiocruz)
Fonte(s): Canal Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário