quinta-feira, 18 de julho de 2013

Farmacovigilância - saiba mais

Posted: 17 Jul 2013 06:02 AM PDT
Iniciativa fiscaliza o uso de medicamentos, controla e monitora reações para garantir segurança dos pacientes
 
Durante o mês de julho, o Hospital Geral de Carapicuíba (HGC) promove uma campanha informativa sobre farmacovigilância. O objetivo é reduzir as taxas de morbidade e mortalidade associadas ao uso de medicamentos, detectando precocemente possíveis problemas para os pacientes, além de melhorar a seleção e o uso racional dos medicamentos.
 
No HGC há um serviço, realizado pela unidade de Farmácia, para a busca ativa e notificação espontânea de eventos ou reações adversas relacionadas aos medicamentos (RAM). São relatados todos os efeitos indesejados ocasionados por medicação, sejam eles previstos em bula ou não.
 
A indicação do HGC é que os profissionais de saúde notifiquem qualquer evento ou efeito suspeito no uso de medicamentos procurando a equipe de Farmacêuticos de plantão, que se encarregarão de investigar o efeito e notificar à Vigilância Sanitária local. A Vigilância, por sua vez, quando detecta muitas notificações sobre um mesmo medicamento deve abrir um processo investigativo que pode culminar na intervenção de lote ou mesmo bloqueio do registro do produto.
 
Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário