quarta-feira, 17 de julho de 2013

Transparência



17/07/2013 - Congresso

Portal do Congresso facilita controle da sociedade sobre o Legislativo

Lançada ontem, página contém informações sobre atividades conjuntas de Senado e Câmara, incluindo gastos financeiros. Segundo Renan, Parlamento fica mais transparente


Renan discursa no lançamento do Portal do Congresso: “Queremos que o Parlamento seja o mais transparente dos Poderes” Foto: Pedro França
Lançado ontem, o Portal do Congresso Nacional (www.congressonacional.leg.br) reúne informações do trabalho conjunto do Senado e da Câmara — como o Orçamento da União, as medidas provisórias e os vetos presidenciais.
 Entre as inovações do portal, está a integração das agendas das duas Casas e do Congresso Nacional. O site também apresenta notícias sobre as atividades do Congresso, reúne informações de deputados e senadores e traz um histórico do Parlamento.

Durante a solenidade de lançamento, o presidente do Senado e do Congresso, Renan Calheiros, afirmou que o portal dará mais visibilidade às atividades do Congresso, além de facilitar o acesso às informações hoje distribuídas entre as páginas do Senado e da Câmara.

Toda a sociedade brasileira terá absoluto controle dos atos e gastos praticados pelo  Congresso Nacional.

Queremos que o Parlamento seja o mais transparente entre os Três Poderes — afirmou.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, também participou do lançamento.

O site conta com links para as páginas das comissões mistas, para o sistema Siga Brasil (ferramenta de consulta a bases de dados sobre planos e orçamentos públicos) e para as transmissões da TV Câmara e TV Senado.

Permite também acesso ao Diário do Senado e ao Diário do Congresso, informativos oficiais das atividades parlamentares nos quais o cidadão pode conferir discursos, projetos, pareceres, matérias legislativas e outros documentos.

O portal foi desenvolvido pelas equipes da Secretaria- -Geral da Mesa e das áreas de informática e comunicação da Câmara e do Senado.

Para Renan, a criação do portal mostra que Senado e Câmara ampliam “a sintonia com a sociedade”. Segundo ele, a “força transformadora das ruas” tirou o Congresso do “absenteísmo legislativo”:
— Não vejo nisso nenhum demérito. Antes ser pautado pela sociedade do que por forças estranhas à democracia.

Jornal do Senado
(Reprodução autorizada mediante citação do Jornal do Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário