Saúde amplia assistência na rede de atenção psicossocial
Publicada emO programa deve criar mais de 13 mil novos leitos pelo Brasil, 175 Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), 399 Consultórios na Rua, 403 Unidades de Acolhimento (destinadas ao público adulto e infantil) e quase 4 mil leitos em enfermarias especializadas. O Ministério da Saúde também aumentou em R$213 milhões o financiamento dos CAPs existentes no país, além de criar parcerias com comunidades terapêuticas.
A rede de atendimento em equipamentos diferenciados é uma das premissas da Rede Conte com a Gente, criada pelo Ministério da Saúde para atender pessoas com distúrbios psíquicos ou com problemas de dependência química. “Não existe método único de tratamento. É por isso que ressaltamos a importância desse atendimento diferenciado, atendendo cada cidadão de acordo com suas peculiaridades, tratando cada indivíduo de acordo com sua necessidade. É isso que o atendimento em rede preza e procura fazer”, explica o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Quatro estados já fecharam ação integrada ao programa Crack, é possível vencer: Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro e Alagoas. Nas demais unidades da Federação o Ministério da Saúde tem realizado reuniões técnicas para agilizar a adesão ao plano. “Isso permitirá que as ações sejam planejadas em parceria com secretarias estaduais e municipais, envolvendo todas as esferas governamentais no controle social no programa”, destaca o ministro.
Além do Ministério da Saúde, fazem parte do programa o Ministério da Justiça, da Educação e do Desenvolvimento Social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário