terça-feira, 19 de junho de 2012

Evento pela internet

Tuberculose e Aids serão temas de Centro de Estudos

Publicada em
Brasil é o 17º em número de casos de tuberculose no mundo. No país, a doença representa a quarta causa de óbitos por doenças infecciosas e a primeira entre pacientes com Aids. Com o tema Ética do acesso ao diagnóstico, prevenção, cuidado e pesquisa na Tuberculose e Aids, o próximo Centro de Estudos da ENSP acontecerá no dia 27 de junho, tendo como expositores o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do MS, Dirceu Greco, e o coordenador do Programa Nacional de Controle de Tuberculose do MS, Draurio Barreira. A atividade, aberta a todos os interessados, está marcada para as 14 horas no salão internacional da Escola e será transmitida pela internet através do endereço www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/videos. O Centro de Estudos será coordenado pela pesquisadora do Centro de Referência Professor Hélio Fraga/ENSP Margareth Dalcolmo.

Sobre tuberculose e Aids

A tuberculose se tornou prioridade no SUS e o Ministério da Saúde está investindo para a erradicação da doença no país. Estudo realizado pelo Ministério da Saúde mostrou que a tuberculose é mais frequente entre grupos populacionais que vivem em condições desfavoráveis de moradia e alimentação e entre pessoas com sistema imune deficiente e dificuldades de acesso aos serviços de saúde. O Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde definiu como prioritário as populações em situação de rua, a carcerária, os indígenas e as pessoas que vivem com HIV/Aids.

Em 2010, entre os casos novos de tuberculose notificados, cerca de 10% eram de pessoas infectadas pelo HIV, a chamada coinfecção. A Região Sul foi a que apresentou o maior percentual de pessoas com tuberculose e HIV (18,6% das pessoas com tuberculose têm o vírus), quase duas vezes superior à média nacional. Esse indicador está intimamente relacionado à realização do exame anti-HIV.

(Com informações do Blog da Saúde)

Centro de Estudos da ENSP

O Centro de Estudos da ENSP (Ceensp) é um espaço de atualização científica, com a troca permanente de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de instituições do Brasil e de vários países, que vêm à Escola para debates com pesquisadores, alunos e demais interessados em contribuir com os diversos temas da saúde pública. Seu objetivo é apresentar e consolidar reflexões para a realidade de saúde pública e para o sistema de ciência e tecnologia.

Em 2012, já foram sete Centros de Estudos realizados na Escola. O primeiro debateu a importância dos avanços científicos recentes na questão das mudanças climáticas globais, com exposição do professor da USP Paulo Eduardo Artaxo; a segunda atividade abordou a saúde do bebê desde a sua concepção até 1 ano de vida, tendo como palestrante convidado o médico e pesquisador Michel Odent; a terceira sessão foi sobre o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012), com o diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Hêider Aurélio Pinto, e o coordenador geral de Monitoramento e Avaliação do MS, Afonso Teixeira dos Reis. O quarto encontro teve como tema Tendências da política de combate ao crack: para onde vamos? e como expositores convidados a secretária adjunta de Saúde de São Bernardo do Campo, Lumena Furtado, o pesquisador da ONG Psicotropicus Luiz Paulo Guanabara e o jornalista e autor do livro O fim da guerra, Denis Russo Burgierman. O quinto Ceensp tratou da ampliação do conceito de Riscofobia, agora envolvendo os Determinantes Sociais da Saúde, e as exposições foram do diretor executivo do Isags, José Gomes Temporão, e do pesquisador do Demqs/ENSP Luiz David Castiel. Avaliação na perspectiva da promoção da saúde e da equidade foi o tema da sexta edição do Ceensp em 2012, explorado pela pesquisadora da Universidad del Valle, Colômbia, e assessora da OMS em Promoção da Saúde, Ligia de Salazar. A professora de Filosofia e Direito da Universidade de Miami Susan Haack foi a convidada da sétima edição do Centro de Estudos, falando sobre o contexto epistemológico de correlação e causalidade definido pelo epidemiologista inglês Bradford Hill.

Nenhum comentário:

Postar um comentário