quarta-feira, 20 de junho de 2012

2ª Morte

Posted: 16 Jun 2012 06:02 AM PDT
Morador de Boa Vista do Cadeado estava internado em hospital de Cruz Alta

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou a ocorrência da segunda morte causada pela gripe A (H1N1) em 2012 no Rio Grande do Sul. Um homem de 25 anos, morador de Boa Vista do Cadeado, estava hospitalizado em Cruz Alta, no Alto Jacuí. Ao todo, o Rio Grande do Sul já soma dez casos confirmados da doença desde janeiro. A primeira vítima fatal foi uma mulher de 34 anos, sem comorbidade, moradora de São Miguel das Missões, que se internou em um hospital de Santo Ângelo.

O Rio Grande do Sul já contabiliza sete casos da doença em 2012 nas seguintes cidades: Alvorada, Arroio do Tigre, Cruz Alta, Porto Alegre, Santa Bárbara do Sul, Santa Cruz do Sul e São Miguel das Missões. Os pacientes de Santa Bárbara e Porto Alegre permanecem internados em hospitais, os outros já se recuperaram.

Conforme a SES, o Estado apresenta um número menor de casos em relação às outras regiões do País. Em Santa Catarina, já são 262 casos confirmados e 18 mortes pelo vírus, além de três por gripe sazonal. No ano passado, foram registradas 103 ocorrências e 14 mortes por gripe A no Rio Grande do Sul.

As principais ações de enfrentamento à doença incluem a vacinação dos grupos mais vulneráveis às complicações pelo vírus, a manutenção de medidas preventivas e o tratamento com antiviral Oseltamivir (Tamiflu), disponível em todo o Estado para casos suspeitos de influenza internados ou ambulatoriais, de acordo com orientação médica.

Até o fim da tarde desta quinta-feira, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) confirmava a vacinação de 1,5 milhão de pessoas dos grupos prioritários no RS, o que corresponde a 78,37% de cobertura. A campanha se encerrou oficialmente nessa quarta-feira, mas a SES orientou aos municípios que ainda não atingiram a meta de 80% que mantenham a vacinação dos grupos prioritários.

Medidas de prevenção:
- Higienizar as mãos com frequência;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
- Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;
- Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes
com aglomeração;
- Ventilar os ambientes.


Doses aplicadas da vacina contra a gripe:
Crianças: 160.691 (80,11%)
Trabalhadores da saúde: 166.828 (121,11%)
Gestantes: 67.088 (66,9%)
Indígenas: 19.102 (93,4%)
Idosos: 1.097.432 (75,19%)
Total: 1.503.666 (78,37%)

Fonte Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário