quinta-feira, 14 de junho de 2012

Capacitação

Posted: 13 Jun 2012 10:09 AM PDT

A Secretaria Administração de Pernambuco e a Gerencia da VIII Geres tendo como coordenadora sanitarista a Sr.ª Flávia e a instrutora Marta Regina estiveram nesta terça-feira 12/06/12 em Petrolina-PE, ministrando uma capacitação sobre as ações e controle do câncer do colo do útero e do câncer da mama no Estado de Pernambuco para os Agentes de Saúde. Segundo dados apresentados às mulheres é a maioria da população brasileiro- pernambucana com (51.03%) e (51.90%) e são as  principais usuárias do sistema único de saúde (SUS).

*Buscam o serviço de atendimento para o seu próprio beneficio, acompanham as crianças, outros familiares e muitas das vezes são elas quem leva os vizinhos.

Perfil- Mulheres Indígenas, mães, pro fissionais, do lar, domesticas, religiosas, transexual, travestir. Preocupadas com a obesidade, lutando por seus direitos, melhorando a aparência, firmando sua identidade social, muita das vezes vitima da violência física, psicológica, dos vícios como cigarro, o craque a bebida. A capacitação tem como objetivo fortalecer programas como o PAISM – Programa de Assistência Integral de Saúde da Mulher que tem como meta a humanização da assistência, valorização do usuário, estimular a usuária a buscar mais o sistema de saúde entre outras ações voltadas para esse publico tão especial.

Como é um usuário do SUS foi colocada à importância dos profissionais de saúde no atendimento destes pacientes, exaltando o papel de cada um. Como o auditório estava cheio de Agentes de Saúde houve uma necessidade de pautar o trabalho caractéristico deste profissional, na oportunidade focalizou as origens dos ACS e o fato de ser o elo que liga todos os órgãos sejam comunitários, governamentais ou não (ONG'S) com as particularidades de seu trabalho.

Outros programas foram também destacados como: o PHPN - Programa de Humanização do Pré-Natal e Nutrição. PEPT - Programa Estrutural de Parteiras Tradicionais. PVM - Programa Viva Mulher.Dentro da Gerêrencia de Atenção á Saúde da Mulher ainda tem a Assistência ao Climatério, o Planejamento Familiar, a Assistência a Mulheres em Situação de Violência que funciona no (Hospital Agamenon Magalhães), a Assistência Hospitalar de Alto Risco/Mortalidade Materno.
 
 
FONTE: BLOG DO ACS DE PETROLINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário