Publicada em 14/06/2012
Voltada para as oito Políticas Estaduais de Atenção à Saúde de Sergipe e associada a uma metodologia que visa à aprendizagem significativa, estimulando o sujeito a refletir e re-significar suas práticas tomando seu cotidiano de trabalho como espaço de produção de saber, a coleção foi destacada por todos os presentes na mesa de abertura do congresso. “Esse momento representa o inicio de uma nova etapa. Muito trabalho foi desenvolvido e muitos serviços foram abertos, mas agora inicia o momento de consolidar a política de educação permanente no estado de Sergipe. Esse material didático e todo conteúdo nele contido definem uma nova era, na qual haverá a melhoria da qualidade na prestação do serviço de saúde”, observou o deputado federal e ex-secretário de Saúde do estado, Rogério Carvalho.
O projeto, composto por oito livros, envolveu ao todo 36 autores e pretende ajudar a organizar as redes de saúde em Sergipe. “Estamos lançando essa coleção para que ela saia dos muros da Funesa e da Secretaria de Estado da Saúde, onde foram produzidos”, anunciou a diretora geral da Funesa, Cláudia Menezes. Na avaliação do pesquisador da vice-direção da Escola de Governo de Saúde da Ensp, Pablo Dias, presente à mesa de abertura, o material “expressa, em essência, esse paradigma no campo da gestão pública que é de colocar a educação no coração da implementação da política de Saúde”.
Para o coordenador de gestão editorial da Funesa, Francis Deon Kich, que participou como autor de dois dos oito livros dessa coleção, a proposta é ultrapassar os limites de uma ação pedagógica que propõe uma mudança de cultura sobre o processo de produção de saúde. “O livro é um instrumento que, se usado de modo adequado, tem, em si, um potencial de transformação, não apenas da saúde, mas das relações sociais como um todo”, avaliou.
Aula pública
A primeira Aula Pública sobre o SUS, realizada em Sergipe, foi mediada por Claudia Menezes e teve como expositores o pesquisador Pablo Dias, que falou sobre o tema da formação em Saúde Pública na fronteira de uma nova cultura pedagógica, o deputado federal Rogério Carvalho, que tratou da Reforma Sanitária e gerencial do SUS em Sergipe, e o pesquisador-adjunto do Departamento de Ciências Sociais e coordenador do Curso de Especialização em Saúde Pública, José Inácio Motta, que falou sobre a Reforma Sanitária e a educação permanente em saúde.
Experiência exitosa
No contexto do congresso, uma mesa redonda trouxe exemplos de experiências exitosas em educação permanente em Saúde. Coube à diretora geral do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor/PB), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, Márcia Rique Caricio, falar sobre os resultados dos cursos técnicos de Vigilância em Saúde e Hemoterapia, oferecidos pela instituição aos trabalhadores do SUS da Paraíba, desde janeiro. “Em apenas seis meses, temos relatos de estudantes/trabalhadores sobre a mudança de suas práticas, em seus locais de trabalho, para um atendimento mais humanizado e focado no cuidado, a partir das qualificações que vem ganhando, por meio dos cursos”, anunciou.
Márcia destacou, em sua apresentação, o ineditismo dessas formações no estado. O curso de Vigilância em Saúde, disse, irá qualificar nas quatro áreas de vigilância (Sanitária, Ambiental, Saúde do Trabalhador e Ambiental) 311 trabalhadores, em sete municípios (João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cajazeiras, Monteiro, Catolé do Rocha e Cuité). “Já o Curso de Hemoterapia, que tem 40 trabalhadores do Hemocentro, de hemonúcleos e agências transfusionais, surgiu a partir de uma demanda da Hemorrede da Paraíba, já que no estado não há técnicos com esta formação”, acrescentou.
A diretora ainda elogiou a iniciativa da coleção didática, lançada no congresso, por ter como foco a qualificação dos profissionais do SUS. “Eu acredito que este material vai ultrapassar as fronteiras de Sergipe e contribuir com a formação dos trabalhadores em saúde de todo país”, avaliou.
Resumo da coleção
‘A Reforma Sanitária e Gerencial do SUS em Sergipe’ (volume 1)
O livro traz uma proposta de organização da gestão do SUS, através da reforma gerencial no estado de Sergipe. Estabelece um padrão de integralidade, apresentando a organização da rede de saúde, contribuindo para fortalecer o controle social enquanto instrumento para a prática de democracia.
‘Educação Permanente em Saúde no Estado de Sergipe: saberes e tecnologias para implantação de uma política’ (volume 2)
O livro apresenta diretrizes para as ações de educação permanente aos trabalhadores do SUS. Atendendo ainda à proposta de alinhamento teórico-conceitual, além de servir como instrumento para gestores, trabalhadores e controle social, a fim de estimulá-los a instituir processos de educação permanente em seus espaços de atuação, através da disseminação de capacidade pedagógica.
‘Atenção Hospitalar no Estado de Sergipe: saberes e tecnologias para implantação de uma política’ (volume 3)
O livro propõe um modelo de organização da atenção hospitalar do estado de Sergipe, a fim de renovar sentidos em torno do papel do trabalhador nesse contexto. Apresenta o padrão da rede hospitalar, com definição clara do perfil assistencial com arranjos que favorecem o acolhimento, o vínculo, a responsabilização e o trabalho em equipe, com a finalidade de promover a humanização e o comprometimento dos trabalhadores com as necessidades de saúde da população usuária do SUS em Sergipe.
‘Manual Técnico Operacional da Central SAMU 192 Sergipe’ (volume 4)
O livro faz uma discussão e estimula uma reflexão sobre o papel do SAMU 192 Sergipe no contexto da sistematização da Política Nacional de Atenção às Urgências, abordando, ainda, conceitos atualizados que podem balizar a rotina diária da Central SAMU 192 Sergipe em consonância aos ideais propostos pelo SUS, apresentando de forma objetiva e didática, temas como princípios básicos da Regulação Médica, rotinas diárias e as atribuições de todos que fazem parte da central em Sergipe.
‘Atenção Básica no estado de Sergipe: saberes e tecnologias para implantação de uma política’ (volume 5)
O livro introduz um novo modelo de atenção proposto pela Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe, apresentando ao leitor características e conceitos estruturantes da Atenção Básica, trazendo tecnologias do cuidado e estabelecendo um padrão de oferta necessário à rede primária de saúde, destinando-se ao auxilio do profissional para compreensão e acolhimento das necessidades de saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde.
‘Vigilância Epidemiológica no estado de Sergipe: saberes e tecnologias para implantação de uma política’ (volume 6)
O livro representa um aporte teórico-conceitual coerente com o conteúdo ideológico/político da Reforma Sanitária implementada no estado de Sergipe. Os capítulos ‘A política de saúde e a Vigilância Epidemiológica’, ‘A gestão na Vigilância Epidemiológica’, ‘A Vigilância Epidemiológica e o cuidado’ e ‘Sistema de Informação em Vigilância Epidemiológica’ apresentam as competências nos diversos níveis do SUS e aprofunda a proposta estadual para as ações dessa área, através dos três grandes eixos da Vigilância Epidemiológica: o seu papel, seus instrumentos de intervenção e seu compromisso de provocar a autonomia dos sujeitos.
‘Atenção à Saúde Bucal no Estado de Sergipe: saberes e tecnologias para implantação de uma política’ (volume 7)
O livro faz uma abordagem sobre o processo de estruturação e efetivação da atenção à saúde bucal no estado de Sergipe, propõe incorporar saberes e tecnologias para a organização da atenção, trazendo diretrizes e eixos norteadores para as práticas de saúde do trabalhador da área, além de propor uma reflexão sobre essas práticas a fim de estabelecer uma atitude humanizada de atendimento ao público.
‘Atenção Psicossocial no Estado de Sergipe Saberes e tecnologias para implantação de uma política’ (volume 8)
A proposta do livro é provocar inquietações capazes de despertar ação inovadora de cuidado ao usuário, através da interação com recortes real do cotidiano dos serviços da área, apresentando diretrizes da Reforma Psiquiátrica, além da discussão oportuna sobre demais assuntos estruturantes da área, como: modelo de assistência em saúde mental, conceitos e organização do processo de trabalho dos serviços substitutivos, ferramentas para assistência ao usuário com transtorno mental e/ou que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas e estratégias de redução de danos.
Matéria produzida com informações da Assessoria de Comunicação da Funesa.
Funesa lança material sobre educação permanente e promove primeira aula pública do SUS em Sergipe
Realizado entre os dias 11 e 13 de junho, o 1º Congresso da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) de Sergipe, sob o tema ‘A pedagogia da saúde’, reuniu gestores, profissionais e estudantes da área, que participaram do lançamento da coleção de materiais didático-pedagógicos em educação permanente, construído por trabalhadores da Secretaria Estadual de Saúde, com apoio da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) e editorado pela Funesa, bem como da 1ª Aula Pública do SUS promovida no estado, cuja principal finalidade foi fomentar o debate e a discussão em torno de temáticas relativas ao Movimento da Reforma Sanitária no Brasil e ao SUS.Voltada para as oito Políticas Estaduais de Atenção à Saúde de Sergipe e associada a uma metodologia que visa à aprendizagem significativa, estimulando o sujeito a refletir e re-significar suas práticas tomando seu cotidiano de trabalho como espaço de produção de saber, a coleção foi destacada por todos os presentes na mesa de abertura do congresso. “Esse momento representa o inicio de uma nova etapa. Muito trabalho foi desenvolvido e muitos serviços foram abertos, mas agora inicia o momento de consolidar a política de educação permanente no estado de Sergipe. Esse material didático e todo conteúdo nele contido definem uma nova era, na qual haverá a melhoria da qualidade na prestação do serviço de saúde”, observou o deputado federal e ex-secretário de Saúde do estado, Rogério Carvalho.
O projeto, composto por oito livros, envolveu ao todo 36 autores e pretende ajudar a organizar as redes de saúde em Sergipe. “Estamos lançando essa coleção para que ela saia dos muros da Funesa e da Secretaria de Estado da Saúde, onde foram produzidos”, anunciou a diretora geral da Funesa, Cláudia Menezes. Na avaliação do pesquisador da vice-direção da Escola de Governo de Saúde da Ensp, Pablo Dias, presente à mesa de abertura, o material “expressa, em essência, esse paradigma no campo da gestão pública que é de colocar a educação no coração da implementação da política de Saúde”.
Para o coordenador de gestão editorial da Funesa, Francis Deon Kich, que participou como autor de dois dos oito livros dessa coleção, a proposta é ultrapassar os limites de uma ação pedagógica que propõe uma mudança de cultura sobre o processo de produção de saúde. “O livro é um instrumento que, se usado de modo adequado, tem, em si, um potencial de transformação, não apenas da saúde, mas das relações sociais como um todo”, avaliou.
Aula pública
A primeira Aula Pública sobre o SUS, realizada em Sergipe, foi mediada por Claudia Menezes e teve como expositores o pesquisador Pablo Dias, que falou sobre o tema da formação em Saúde Pública na fronteira de uma nova cultura pedagógica, o deputado federal Rogério Carvalho, que tratou da Reforma Sanitária e gerencial do SUS em Sergipe, e o pesquisador-adjunto do Departamento de Ciências Sociais e coordenador do Curso de Especialização em Saúde Pública, José Inácio Motta, que falou sobre a Reforma Sanitária e a educação permanente em saúde.
Experiência exitosa
No contexto do congresso, uma mesa redonda trouxe exemplos de experiências exitosas em educação permanente em Saúde. Coube à diretora geral do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor/PB), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, Márcia Rique Caricio, falar sobre os resultados dos cursos técnicos de Vigilância em Saúde e Hemoterapia, oferecidos pela instituição aos trabalhadores do SUS da Paraíba, desde janeiro. “Em apenas seis meses, temos relatos de estudantes/trabalhadores sobre a mudança de suas práticas, em seus locais de trabalho, para um atendimento mais humanizado e focado no cuidado, a partir das qualificações que vem ganhando, por meio dos cursos”, anunciou.
Márcia destacou, em sua apresentação, o ineditismo dessas formações no estado. O curso de Vigilância em Saúde, disse, irá qualificar nas quatro áreas de vigilância (Sanitária, Ambiental, Saúde do Trabalhador e Ambiental) 311 trabalhadores, em sete municípios (João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cajazeiras, Monteiro, Catolé do Rocha e Cuité). “Já o Curso de Hemoterapia, que tem 40 trabalhadores do Hemocentro, de hemonúcleos e agências transfusionais, surgiu a partir de uma demanda da Hemorrede da Paraíba, já que no estado não há técnicos com esta formação”, acrescentou.
A diretora ainda elogiou a iniciativa da coleção didática, lançada no congresso, por ter como foco a qualificação dos profissionais do SUS. “Eu acredito que este material vai ultrapassar as fronteiras de Sergipe e contribuir com a formação dos trabalhadores em saúde de todo país”, avaliou.
Resumo da coleção
‘A Reforma Sanitária e Gerencial do SUS em Sergipe’ (volume 1)
O livro traz uma proposta de organização da gestão do SUS, através da reforma gerencial no estado de Sergipe. Estabelece um padrão de integralidade, apresentando a organização da rede de saúde, contribuindo para fortalecer o controle social enquanto instrumento para a prática de democracia.
‘Educação Permanente em Saúde no Estado de Sergipe: saberes e tecnologias para implantação de uma política’ (volume 2)
O livro apresenta diretrizes para as ações de educação permanente aos trabalhadores do SUS. Atendendo ainda à proposta de alinhamento teórico-conceitual, além de servir como instrumento para gestores, trabalhadores e controle social, a fim de estimulá-los a instituir processos de educação permanente em seus espaços de atuação, através da disseminação de capacidade pedagógica.
‘Atenção Hospitalar no Estado de Sergipe: saberes e tecnologias para implantação de uma política’ (volume 3)
O livro propõe um modelo de organização da atenção hospitalar do estado de Sergipe, a fim de renovar sentidos em torno do papel do trabalhador nesse contexto. Apresenta o padrão da rede hospitalar, com definição clara do perfil assistencial com arranjos que favorecem o acolhimento, o vínculo, a responsabilização e o trabalho em equipe, com a finalidade de promover a humanização e o comprometimento dos trabalhadores com as necessidades de saúde da população usuária do SUS em Sergipe.
‘Manual Técnico Operacional da Central SAMU 192 Sergipe’ (volume 4)
O livro faz uma discussão e estimula uma reflexão sobre o papel do SAMU 192 Sergipe no contexto da sistematização da Política Nacional de Atenção às Urgências, abordando, ainda, conceitos atualizados que podem balizar a rotina diária da Central SAMU 192 Sergipe em consonância aos ideais propostos pelo SUS, apresentando de forma objetiva e didática, temas como princípios básicos da Regulação Médica, rotinas diárias e as atribuições de todos que fazem parte da central em Sergipe.
‘Atenção Básica no estado de Sergipe: saberes e tecnologias para implantação de uma política’ (volume 5)
O livro introduz um novo modelo de atenção proposto pela Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe, apresentando ao leitor características e conceitos estruturantes da Atenção Básica, trazendo tecnologias do cuidado e estabelecendo um padrão de oferta necessário à rede primária de saúde, destinando-se ao auxilio do profissional para compreensão e acolhimento das necessidades de saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde.
‘Vigilância Epidemiológica no estado de Sergipe: saberes e tecnologias para implantação de uma política’ (volume 6)
O livro representa um aporte teórico-conceitual coerente com o conteúdo ideológico/político da Reforma Sanitária implementada no estado de Sergipe. Os capítulos ‘A política de saúde e a Vigilância Epidemiológica’, ‘A gestão na Vigilância Epidemiológica’, ‘A Vigilância Epidemiológica e o cuidado’ e ‘Sistema de Informação em Vigilância Epidemiológica’ apresentam as competências nos diversos níveis do SUS e aprofunda a proposta estadual para as ações dessa área, através dos três grandes eixos da Vigilância Epidemiológica: o seu papel, seus instrumentos de intervenção e seu compromisso de provocar a autonomia dos sujeitos.
‘Atenção à Saúde Bucal no Estado de Sergipe: saberes e tecnologias para implantação de uma política’ (volume 7)
O livro faz uma abordagem sobre o processo de estruturação e efetivação da atenção à saúde bucal no estado de Sergipe, propõe incorporar saberes e tecnologias para a organização da atenção, trazendo diretrizes e eixos norteadores para as práticas de saúde do trabalhador da área, além de propor uma reflexão sobre essas práticas a fim de estabelecer uma atitude humanizada de atendimento ao público.
‘Atenção Psicossocial no Estado de Sergipe Saberes e tecnologias para implantação de uma política’ (volume 8)
A proposta do livro é provocar inquietações capazes de despertar ação inovadora de cuidado ao usuário, através da interação com recortes real do cotidiano dos serviços da área, apresentando diretrizes da Reforma Psiquiátrica, além da discussão oportuna sobre demais assuntos estruturantes da área, como: modelo de assistência em saúde mental, conceitos e organização do processo de trabalho dos serviços substitutivos, ferramentas para assistência ao usuário com transtorno mental e/ou que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas e estratégias de redução de danos.
Matéria produzida com informações da Assessoria de Comunicação da Funesa.
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