quarta-feira, 27 de junho de 2012

Causa de morte

Gravidez é a principal causa de morte entre adolescentes em todo o mundo

Relatório aponta que acesso restrito a contracepção e falta planejamento familiar tira a vida de um milhão de jovens anualmente


Foto: Marcello Casal Jr./ABr
Relatório da Save the Children revela que maioria dos casos de morte estão relacionados a jovens com poucos recursos e baixa escolaridade como caso da jovem C. de de 15 anos que espera primeiro filho
Relatório da Save the Children revela que maioria dos casos de morte estão relacionados a jovens com poucos recursos e baixa escolaridade como caso da jovem C. de de 15 anos que espera primeiro filho
A gravidez é a principal causa de morte entre adolescentes em todo o mundo. A afirmação é da organização Save the Children com sede na Grã-Bretanha. 

Relatório "Every Woman's Right: How family planning saves children's lives" divulgado, nesta quarta-feira (27) pela entidade que defende dos direitos da infância afirma que gestações e partos causam a morte ou sérias lesões em um milhão de adolescentes no mundo a cada ano. As vítimas são na maioria dos casos jovens com poucos recursos, baixa escolaridade e residentes em países em desenvolvimento.
O documento ressalta que o problema é originado pela falta de acesso a métodos anticoncepcionais. Segundo o relatório, atualmente cerca de 222 milhões de mulheres no mundo que não querem engravidar não têm acesso à contracepção. Estima-se que em 2012 cerca de 80 milhões de gestações indesejadas ou inoportunas ocorrerá nos países em desenvolvimento.

A falta de planejamento em muitos países também figura entre as causas do problema. Muitas jovens entre 15 e 18 anos se casam e engravidam logo após o casamento, quando seus corpos ainda não estão nem preparados para dar à luz. Segundo a Save the Children, permitir acesso ao planejamento familiar a essas jovens pode salvar até 1,8 milhão de vidas por ano.

"Encorajamos as famílias a deixarem suas filhas terminarem a escola e atrasarem o casamento uma vez que a gravidez precoce pode ser uma sentença de morte", diz a CEO da Save the Children, Carolyn Miles.
Líderes internacionais se encontram em Londres no próximo mês para uma conferência sobre planejamento familiar promovido pelo governo britânico e pela Fundação Bill e Melinda Gates.

Relatório da Save de Children ainda destaca: 

- Globalmente, uma em cada cinco meninas terão tido um filho com 18 anos de idade;
- mães jovens tendem a ser pobres, menos escolarizados e residentes em áreas rurais;
- probabilidade de uma jovem de 15 anos morrer devido a causas relacionadas à maternidade - 1 em 3.800 em países desenvolvido e 1 e 150 em países em desenvolvimento;
- cada US$ 1 gasto em planejamento familiar economiza pelo menos R$ 4, que seria usado para tratar complicações relacionadas à gravidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário