sábado, 23 de junho de 2012

Concentrando

Posted: 06 Jun 2012 06:08 AM PDT
Certos alimentos ajudam a manter o cérebro esperto e alerta, veja quais são

Quer ficar esperto para aquela reunião depois do almoço? Prestar atenção na aula logo cedo? Assim como existem alimentos capazes de causar um sono incontrolável (pense na sensação logo após um prato caprichado de feijoada), alguns podem ajudar o cérebro a se manter alerta.

Para o funcionamento correto deste órgão, no entanto, ele precisa de uma série de vitaminas e minerais.

“O zinco e o selênio, por exemplo, garantem rapidez de raciocínio. O ferro também ajuda na agilidade porque é responsável por levar oxigênio para as células”, explica a nutricionista Ana Beatriz, da Clínica Integrare.

“Ainda não sabemos exatamente a porção adequada que devemos consumir para alcançar esses benefícios, mas temos conhecimento das substâncias presentes e que elas devem estar presentes no prato”, completa Ricardo Zanuto, nutricionista e professor de educação física.

CHIA - contém o mais alto nível de concentração de ômega 3 encontrado em vegetais. O nutriente auxilia no funcionamento da memória e da concentração.

COUVE - rica em ferro, nutriente que ajuda a levar o oxigênio para as células e, portanto, evitar a fadiga.

AZEITE - por ser rico em ômega-3, que tem ação anti-inflamatória, o azeite ajuda a aumentar a concentração.

CAFÉ - a cafeína atua diretamente no sistema nervoso central como um estimulante. E também tem o papel de vasodilatador.

FRANGO - contém ferro, que ajuda a levar oxigênio para as células e reduzir a fadiga, melhorando a concentração.

FRUTOS DO MAR - camarões, mexilhões e outros frutos do mar contém zinco, que tem ação regulatória no organismo, melhorando a concentração .

BRÓCOLIS - essa verdura tem ácido fólico, que reduz a ansiedade e atua no sistema nervoso, melhorando o desempenho cognitivo .

LINHAÇA - rica em vitamina E e em polifenois, ambos antioxidantes, que tem efeito neuroprotetor.

CASTANHA-DO-PARÁ - rica em selênio, que atua na liberação de dopamina e serotonina no corpo, responsáveis pela velocidade na transmissão de informação.

ESPINAFRE - rico em ferro, nutriente que ajuda a levar o oxigênio para as células e, portanto, evitar a fadiga. Deve ser consumido uma porção por dia (uma colher de sopa).

MAÇÃ - contém fisetina, que facilita a conexão entre os neurônios e ajuda na memória.

ABACATE – grande fonte de selênio, substância que atua na liberação de dopamina e serotonina no corpo, responsáveis pela velocidade na transmissão de informação.

ATUM - peixes como o atum ou o salmão são ricos em ômega 3 e, por isso, ajudam no raciocínio rápido, diminuindo a sonolência pós-almoço.

FRUTAS VERMELHAS – contêm fisetina, que facilita a conexão entre os neurônios e ajuda na memória.

ALHO - contém selênio, que atua na liberação de dopamina e serotonina no corpo, responsáveis pela velocidade na transmissão de informação.

OSTRA - contém zinco, que tem ação regulatória no organismo, melhorando a concentração .

ALFACE – essa verdura é rica em lactucina, um calmante natural do organismo. Mas atenção, o talo branco deve ser consumido junto com a folha.

OVO - rico em colina, substância essencial para o bom funcionamento do cérebro. Uma opção saudável é consumi-lo em forma de omelete, uma ou duas vezes por semana.

ACEROLA – frutas ricas em vitamina C, como a acerola, são ricas em antioxidantes, que protegem as células cerebrais dos radicais livres.

INTEGRAIS - tem reunião depois do almoço? Pães e massas integrais são mais lentos de serem digeridos e, por isso, não dão sono.
 
Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário