quinta-feira, 21 de junho de 2012

Cuidados no inverno

Início do inverno causa alerta para cuidados contra gripe

Foto: Corbis Images

Começa hoje a estação mais fria do ano: o inverno. E o Ministério da Saúde alerta para as doenças respiratórias, em especial a gripe, que são as que mais se proliferam nesta época. No Brasil, a campanha de vacinação contra a gripe para o inverno de 2012, recentemente realizada, atingiu cobertura acima de 80%. “O Brasil, ao atingir essa meta, além de garantir uma boa cobertura à população, alcançou uma das metas mais altas do mundo”, destaca o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Mas, em 2009, uma pandemia acometeu o Brasil e diversos outros países do globo: a do vírus H1N1. Em agosto de 2010, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia como encerrada. Entretanto, mesmo que ela não exista mais, o vírus ainda circula no mundo inteiro, agora, de forma localizada, sendo pouco provável a ocorrência de epidemias. Por isso, o ministério enviou para estados e municípios 9,7 milhões de caixas do remédio oseltamivir, conhecido como tamiflu, entre 2010 e os cinco primeiros meses deste ano.
“Esse medicamento ajudou, em 2011, a reduzir em 66% o número de óbitos da H1N1 e em 44% as internações, se compararmos com 2010. Essa foi a principal e grande medida quando se aumenta o número de casos de gripe em uma cidade, região ou estado. A vacina tem papel preventivo, antes de começar o momento maior de transmissão, porque para surtir efeito demora de dez a 15 dias. Quando já temos casos, a medida correta é o uso do tamiflu”, explica o ministro Padilha.
O ideal é que o medicamento seja utilizado após 48 horas depois do início dos sintomas. O antiviral, no entanto, apresenta benefícios mesmo se passado este prazo após o estabelecimento das manifestações clínicas. Em caso de agravamento da síndrome gripal, mesmo não sendo dos grupos mais vulneráveis, o tratamento com o antiviral oseltamivir deve ser iniciado com urgência. O agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastro-intestinais ou dor muscular intensa.

H1N1 – A gripe provocada pelo vírus H1N1 é uma doença grave e contagiosa que ataca o sistema respiratório e atinge principalmente as crianças, gestantes, indígenas e idosos. Para evitar a doença, é preciso lavar sempre as mãos com água e sabão, antes de comer e antes de tocar os olhos, nariz e boca. É preciso lavar também as mãos depois de tossir ou espirrar e ir ao banheiro. Caso a pessoa tenha tosse, dor de cabeça, dor de garganta, mal estar e febre alta, precisa procurar imediatamente um posto de saúde. Com a orientação do profissional de saúde, nestas situações, as pessoas devem permanecer em casa, afastando-se de suas atividades por pelo menos uma semana e evitando o contato próximo com outras pessoas. As medidas de higiene indicadas devem ser reforçadas também entre os familiares.

Vacinação – O Ministério da Saúde contabilizou mais de 24,12 milhões de pessoas vacinadas contra a gripe. O número representa 80,04% do grupo prioritário, formado por idosos, crianças, gestantes, profissionais de saúde e populações indígenas. A vacina proporciona impacto direto na diminuição dos casos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias, além de contribuir para a redução das internações hospitalares e da mortalidade. A vacina é segura e protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul no ano anterior, entre eles o da influenza A (H1N1).
A escolha dos grupos foi recomendada pela OMS. No Brasil estudos epidemiológicos evidenciaram que estes grupos são mais atacados pela gripe, podendo apresentar complicações que podem evoluir para óbito. Ao vacinar o grupo prioritário os resultados são sentidos em toda a sociedade, uma vez que se quebra a cadeia de transmissão do vírus da doença.
A vacinação contra a gripe faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que nasceu em 1973 com o objetivo de coordenar as ações de imunizações no Brasil. Há quase quatro décadas, vem mudando a história do país. Ao longo do tempo, sua atuação apresentou avanços consideráveis. Por causa do PNI, o Brasil é reconhecido pela OMS como o país com a maior cobertura vacinal e o que mais oferece vacinas gratuitas por meio da rede pública.
    • Assista ao vídeo no qual o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforça os cuidados que precisam ser tomados para evitar a gripe.
Saiba mais:
Mônica Plaza / Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário