terça-feira, 14 de agosto de 2012

Carne branca/azeite/vinho


O que é a dieta mediterrânica?

dieta

Já todos ouvimos falar alguma vez na dieta mediterrânica e dos seus benefícios para a saúde. No entanto, nem todos sabem exactamente em que consiste, porque é saudável e quais são as suas características.
Muitas investigações dizem que este tipo de dieta é totalmente saudável, mas porquê? Basicamente porque é uma dieta equilibrada e variada, onde predominam os alimentos obtidos do cultivo tradicional da região mediterrânica: o trigo, oliveiras e a vinha.

dieta

Dentro desta dieta estão incluídos diferentes alimentos: o pão e as massas como principal fonte de hidratos de carbono; o azeite de oliveira como principal fonte de gordura; o vinho e quantidades moderadas durante as refeições; as hortaliças, as frutas, os frutos secos e os legumes que têm grande quantidade de fibras e antioxidantes; o peixe, as aves de criação, os produtos lácteos e os ovos como principal fonte de proteínas. Por outro lado, existe um menor consumo de carnes e gorduras de origem animal.
A confirmação da dieta mediterrânica como uma dieta saudável foi feita em estudos nutricionais realizados na Grécia, onde se detectou uma incidência de arteriosclerose, doenças cardiovasculares e doenças degenerativas inferiores à média. E para além disso há ainda uma maior esperança de vida. A partir desse momento, diferentes investigações têm tentado estabelecer a relação entre as características da dieta mediterrânica e a saúde das diferentes populações mediterrânicas.
Nestas populações é consumida uma quantidade relativamente elevada de peixe e carne branca, cereais e leguminosas, frutas e verduras. Pelo contrário, é consumida uma quantidade relativamente baixa de carnes vermelhas e, de forma moderada, consumido vinho às refeições. Em relação às gorduras saturadas, a maioria é proveniente do azeite de oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário