segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Energia

Ferro, a melhor fonte de energia



    Há  épocas do ano em que estamos mais cansados do que o normal ou que a nossa capacidade de concentração está mais reduzida. Sabe a razão disso? Provavelmente por falta de ferro. As unhas ou o cabelo quebradiço e a pele muito pálida são outros sintomas desta carência.
O ferro está na origem da hemoglobina, o elemento encarregue do transportar do oxigénio dos pulmões para todo o corpo e que para além disso, dá a cor característica ao sangue. Por isso, se tiver problemas de carência de ferro, o corpo irá recorrer a outras formas para levar o oxigénio necessário aos órgãos. Com a falta de ferro pode aparecer a anemia, a pele fica pálida, aumenta o ritmo cardíaco, aumenta o cansaço. Se pensa ter este tipo de problema há no entanto solução.


Para recarregar as suas energias o que deve fazer é apostar nos produtos de origem animal como as carne vermelha, os mariscos ou os ovos, mas não se esqueça dos restantes alimentos como espinafres, frutos secos, cereais integrais ou legumes. Para além disso, também pode tomar bebidas energéticas de origem natural, que costumam ser compostos de vitaminas, especiarias vegetais e sumo de fruta, com todos os nutrientes que o corpo necessita e facilitando a absorção de ferro.
Também é importante fazer exercício, embora se esteja demasiado cansado para gerar endorfinas. Deve igualmente descansar de forma eficaz. É recomendável dormir profundamente 8 horas diariamente. Mesmo assim é melhor ter um sono profundo do que muitas horas de sono intermitente.
Por último, recomendamos que caminhe um pouco ao sol todos os dias, já que isso irá permitir estimular a produção de vitamina D, de melatonina, a hormona que regula os ciclos do sono, e de serotonina, o neurotransmissor que favorece o bom humor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário