domingo, 2 de setembro de 2012

Ampliação


MS amplia serviços de pronto atendimento nos estados


O Ministério da Saúde amplia os investimentos em Unidades de Pronto Atendimento, as UPAs 24 horas. Portaria publicada hoje (1.872), no Diário Oficial da União (DOU) determina o repasse de R$ 3 milhões anuais para o custeio e manutenção da unidade existente em Guarulhos (SP). Outras duas portarias, 1.853 e 1.854 determinam o funcionamento de uma UPA 24 horas no município de Camaragibe (PE)e outrana cidade de São José (SC).As três UPAS habilitadas são do tipo 1.
Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, os planos de ação para a organização das urgências nos estados e municípios é uma etapa importante na melhoria da saúde pública no país. “Estamos estimulando os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) a organizarem as redes de assistência para que os serviços funcionem de forma integrada. Com isso, a população terá maior qualidade no atendimento”, afirma Padilha.
O objetivo é aprimorar a estrutura da rede de urgência e o atendimento prestado ao cidadão, As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Essas unidades inovam ao oferecer estrutura simplificada – com raio-x, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.
Nas localidades que contam com as UPAs, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. É feita avaliação da necessidade de encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.
As UPAs são divididas em três tipos, conforme a capacidade de atendimento. As tipo III apresenta estruturas de até 20 leitos e capacidade para atender até 450 pessoas por dia.
As unidades do tipo II, contam com até 12 leitos, recebem até 300 pessoas/dia, enquanto a do tipo I, tem oito leitos e possui potencial para atender até 150 pacientes por dia.

Fonte: Agência Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário