quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Início do dia


O pequeno almoço perfeito

 Podemos comparar um dia de alimentação perfeita resumida nesta frase: De manhã come como um rei, ao almoço como um príncipe e ao jantar como um mendigo. Se existe algum ensinamento que podemos retirar desta frase é que o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia e o pior erro que podemos fazer é sair de casa sem ter comido nada.

Isto não quer dizer que devemos comer qualquer coisa rapidamente, pelo contrário, pois senão o efeito ainda será pior. Para tomar o pequeno almoço perfeito é preciso tempo, por isso dedique mais algum tempo de manhã e deixe de ser tão preguiçoso/a para ficar mais dez minutos na cama. Comer bem ao pequeno almoço é tão importante ou mais do que descansar e dormir.

Conselho da manhã
A primeira coisa a fazer quando acordamos é beber um bom copo de água para “regar” (hidratar) o cérebro após passarmos toda a noite a seco. No caso de beber um sumo é melhor não beber demasiado para deixar lugar para os alimentos sólidos. O sumo não deve ter açucares adicionados, devendo ser natural e não concentrado.

Os hidratos complexos

A aveia é o ideal para o pequeno almoço ou então cereais que tenham muesli mas sem acrescentar açúcar, e escolhendo os que tenham frutos secos e desidratados. Se não gostar de comer aveia ou muesli opte por cereais integrais e evite os açucarados. Não se fie se a embalagem tiver escrito fitness, se a caixa for colorida ou tiver uma rapariga esbelta, perante a duvida leia a lista de nutrientes.
Comer fruta de manhã não é má opção mas devemos comê-la durante todo o dia, (não se esqueça que é necessário comer 5 peças de fruta ou verdura por dia para ter uma dieta sã e equilibrada), mas tenha cuidado com o seu efeito saciante, pois ao fim de uma hora voltará a ter fome caso não se tenha alimentado convenientemente.

Despertar com chá ou café?

No caso de precisar daquela “injecção” de cafeína pela manhã para acordar, opte por beber chá em vez de café, uma vez que a cafeína do café é assimilada rapidamente e em duas horas já não terá nenhum efeito. No entanto a cafeína do chá (sobretudo chá verde) é assimilada mais lentamente, pelo que o efeito durará mais e você estará menos nervoso para enfrentar o transito da manhã ou para iniciar a jornada diária de trabalho.

Não esquecer as proteínas

Comer alimentos com proteínas ao pequeno almoço também é importante e embora a aveia seja uma boa fonte, também poderá acrescentar a esta refeição uma torrada integral com queijo fresco magro ou com fatias de peito de peru ou de frango. Não deve acrescentar doces ao pequeno almoço pois poderão provocar picos nos níveis de açucar no sangue e em pouco tempo terá novamente fome, por isso se necessitar de algo doce coma um pouco de chocolate quanto mais negro melhor, uma vez que terá mais cacau e menos açúcar.
Opte também por beber leite magro ou meio gordo já que as suas propriedades são as mesmas que as do leite gordo mas com muito menos gordura ou mesmo sem nenhuma. Coma também um iogurte magro juntamente com a aveia, o muesli ou os cereais integrais, e no caso que querer comer um pouco de pão, opte por pão integral que tem muito mais fibras que o pão normal e é assimilado mais lentamente.

Uma refeição a meio da manhã

Não se esqueça que após o pequeno almoço não deve voltar apenas a comer à hora de almoço porque então irá devorar a comida. Prepare um refeição ligeira e equilibrada a meio da manhã, mas esqueça as barras de cereais ou semelhantes, será melhor comer uma sanduíche de pão integral com peru ou mesmo atum ou um par de peças de fruta, mas isso já é outra história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário