terça-feira, 11 de setembro de 2012

Cobrança


Inauguração popular dos hospitais prometidos

setembro 10, 2012 em BLOG por Equipe do Blog
Do Fórum Popular de Saúde de São Paulo.

Centenas de moradores e ativistas do Fórum Popular de Saúde de São Paulo que permanecem ocupados em prédio abandonado na Região de Capela do Socorro prometem realizar nesse domingo uma festa para a inauguração popular dos hospitais prometidos pelo Prefeito Gilberto Kassab em 2008. A festa ocorrerá às 15h e o Secretário Municipal de Saúde e o Prefeito foram convidados a participar.

O prédio ocupado já foi um hospital e uma escola, mas está abandonado há pelo menos 14 anos. Possui infiltrações nas paredes, janelas com vidros quebrados e entulhos por todos os cantos. Os manifestantes estão divididos em comissões, responsáveis pela alimentação, manutenção e segurança do espaço e realizam assembleias diariamente para decidir os rumos da ocupação.

 A região da Capela do Socorro é uma das mais carentes em equipamentos de saúde na cidade de São Paulo e os hospitais e unidades básicas de saúde mais próximo ficam no distrito do Grajaú, a mais de 6 km de distância.

A manifestação ocorre desde ontem, quando o prédio abandonado foi ocupado pelos ativistas. Nas Zonas Norte e Leste de São Paulo também ocorreram manifestações hoje pela manhã, nos outros locais prometidos pelo prefeito Kassab para reforma e instalação de hospitais. 

Os manifestantes reclamam o descaso da atual gestão com a Saúde, apontada por mais de 40% da população como o pior problema da cidade. Eles reivindicam a reversão da entrega dos serviços de saúde da cidade para as Organizações Sociais de Saúde (OSS), empresas privadas responsáveis pela gestão dos serviços públicos de saúde do município, e pedem a realização de concurso público para as unidades de atenção básica à saúde do município.

A Ocupação fica na esquina das ruas Domenico Lauro com Estevão Fabri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário