quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Repasse


Posted: 04 Sep 2012 05:36 AM PDT
Segundo a pasta, nas localidades que contam com as UPAs, 97% dos casos são solucionados na própria unidade

O Ministério da Saúde anunciou que vai repassar R$ 3 milhões anuais para o custeio e manutenção para a Unidade de Pronto Atendimento, a UPA 24 horas, existente em Guarulhos (SP).

Uma portaria publicada na última sexta-feira no Diário Oficial da União (DOU) amplia os aportes da pasta em UPAs. Além do repasse a Guarulhos, o ministério anunciou a criação de uma UPA 24 horas no município de Camaragibe (PE) e outra na cidade de São José (SC). As três UPAS habilitadas são do tipo 1.

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, os planos de ação para a organização das urgências nos Estados e municípios é uma etapa importante na melhoria da saúde pública no País. Para ele, a ideia é estimular os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) a organizarem as redes de assistência para que os serviços funcionem de forma integrada.

As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências. Segundo a pasta, nas localidades que contam com as UPAs, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. As UPAs são divididas em três categorias, conforme a capacidade de atendimento.

As tipo III apresentam estruturas de até 20 leitos e podem atender até 450 pessoas por dia. As unidades do tipo II, contam com até 12 leitos e recebem até 300 pessoas/dia, enquanto a do tipo I, tem oito leitos e possui potencial para atender até 150 pacientes por dia.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário