terça-feira, 11 de setembro de 2012

Selva de Pedra


Documentário sobre crack será lançado nesta quarta-feira (13/9)

De 10 a 13 de setembro, a ENSP comemorará seu 58° aniversário com o debate do tema Drogas, políticas públicas e saúde e uma série de atividades sobre consumo, prevenção e tratamento de usuários. A invasão do crack nas grandes cidades e sua forma de conquistar novos consumidores em todos os setores sociais e faixas etárias, tanto pelo preço como pela capacidade de drogadição, será discutida na quarta-feira (12/9), no lançamento do documentário Selva de Pedra - A Fortaleza Noiada, uma realização da Central Única das Favelas (Cufa) e direção de Preto Zezé e Edmar Jr. Após a exibição, haverá um debate com o presidente da Cufa Brasil, Preto Zezé, que será moderado pelo pesquisador da ENSP, Paulo Amarante. 
 
 
Há quase uma década, o crack invadiu Fortaleza, conquistando novos consumidores em todos os setores sociais e faixas etárias. O documentário Selva de Pedra – A Fortaleza Noiada encampa o desafio de fazer emergir, com clareza e profundidade, o fenômeno do seu consumo na cidade. O filme também se propõe a fornecer elementos para que a sociedade e o poder público possam refletir juntos sobre essa problemática, de modo a preencher um vácuo na instrumentalização das políticas públicas de prevenção (que envolvem aspectos de saúde, educação, segurança, etc.), tanto por parte do município como do Estado. 
 
O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de alternativas capazes de promover o possível enfrentamento competente dessa grave patologia social, bem como instrumentalizar as fórmulas adequadas para obter a recuperação dos jovens que se tornaram suas vítimas, bem como dos que ao seu redor foram atingidos, de alguma forma, pelos seus impactos sociais.
 
 
Para o presidente da Cufa Brasil, exibir o filme em uma instituição de saúde amplia o debate sem polarizar uma única saída para o enfrentamento da droga. “Trazer para a instituição de saúde uma visão diferente daquela que ela possui é importante para enriquecer o debate sobre o crack”, afirmou Preto Zezé.
 
Sinopse
 
O documentário exibe o desafio de emergir do universo do crack, droga que contém até 75% de cocaína pura e altamente propensa a causar consumo compulsivo e dependência. A proposta é fornecer elementos para que a sociedade e o poder público possam refletir juntos sobre a problemática gerada em torno do crack e contribuir para o desenvolvimento de alternativas para enfrentar esse drama social. Selva de Pedra - A Fortaleza Noiada mergulha no circuito de distribuição e consumo do crack em Fortaleza (CE) e apresenta uma cartografia das zonas da cidade atingidas pela droga. Mostra a estrutura do mercado que a envolve, as pessoas que dele participam, seu funcionamento, organização, códigos e leis internas, visando desmistificar o discurso repressor-estatal, possibilitando uma análise mais aproximada da realidade que envolve esse complexo problema. A ideia central do documentário é ir além de uma visão estreita e limitada policial ou patológica, restrita a uma abordagem em que o usuário seja encarado como um doente ou bandido. Seu objetivo é levar ao público um panorama real dos danos sociais que o crack causa ao usuário e ao seu entorno. Assim, foi produzido em registro audiovisual um diagnóstico com o perfil dos jovens usuários de crack.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário