terça-feira, 11 de setembro de 2012

Encerramento de curso


terça-feira, 11 de setembro de 2012

Mostra de trabalhos marca encerramento de curso técnico de agentes comunitários de saúde do Recife


A Secretaria de Saúde do Recife promoverá entre os dias 10 e 13 de setembro, sempre das 8h às 17h, a primeira Mostra de Trabalhos de Conclusão do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde. A exposição ocorrerá no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão (Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, s/n, Imbiribeira). O acesso da população é livre e gratuito.
“A mostra será um espaço para compartilhar as produções relativas às intervenções realizadas pelos agentes nos seus respectivos territórios. Também aproveitaremos para debater os desafios da atenção básica na capital pernambucana”, comentou o secretário municipal de Saúde, Humberto Antunes.
Ao longo do evento, serão apresentadas cerca de 450 iniciativas, que representam uma síntese do que foi aprendido pelos participantes nos quase 12 meses de realização do curso. As experiências estão divididas em dez eixos temáticos: atenção à saúde dos agravos prevalentes no Recife; gênero, corpo e sexualidade; educação popular em saúde; promoção da saúde e qualidade de vida; desenvolvimento sustentável e reciclagem de lixo; processos de trabalho; e saúdes do idoso; bucal; mental; e da criança e do adolescente.
Os projetos foram idealizados e produzidos desde o início da capacitação. Durante o planejamento e execução das ideias, os cerca de 1,5 mil alunos foram orientados pelos professores, função encampada tanto por profissionais da rede municipal como de instituições parceiras. Todas as temáticas tiveram por base abordagens estudadas na qualificação, com relevância para os serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde do Recife.

A exposição ocupará áreas dentro e fora do Geraldão, distribuída em tendas, salas, rampa de skate e na quadra poliesportiva. A maior parte dos trabalhos estará representada em banners. No entanto, haverá um espaço exclusivo para as experiências desenvolvidas em formato audiovisual. Quem prestigiar a mostra ainda poderá curtir apresentações culturais e intervenções artísticas de grupos como As Dengosas, Black Livre e muito mais.

Estreia – A abertura do evento, nesta segunda-feira (10), contará com uma dinâmica diferenciada. Das 8h30 ao meio-dia, as atividades serão iniciadas com uma mesa redonda com o tema O agente comunitário de saúde e SUS: uma história a ser contada. Para compor o debate estarão presentes representantes das secretarias Municipal e Estadual de Saúde, sindicato da categoria e coordenadores do curso. À tarde, as discussões serão sobre As perspectivas para o trabalho do ACS no fortalecimento da atenção básica no Sistema Único de Saúde.

Formação – A realização do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde exigiu um planejamento detalhado e um aporte financeiro considerável por parte da Prefeitura do Recife. O investimento foi de aproximadamente R$ 2,5 milhões. A Administração Municipal foi uma das poucas em todo o País a apostar na formação profissional dos servidores da categoria com recursos próprios.

A iniciativa se reverterá em um atendimento diferenciado para os usuários do SUS, já que os ACSs passaram por uma qualificação específica, trabalhando de elementos do cotidiano ao Recife em Defesa da Vida, modelo de atenção e gestão à saúde implantando pela Secretaria de Saúde do Recife.

Divididos em 53 turmas, os alunos passaram por uma carga-horária de 1,4 mil aulas. Elas foram administradas sempre na parte da tarde e em dias alternados para não comprometer a rotina de trabalho dos agentes. A parte teórica foi oferecida nas faculdades Boa Viagem (FBV), Integradas do Recife (FIR), Maurício de Nassau e Integrada de Pernambuco (Facipe) e na Universo. Para completar o conteúdo, os grupos passaram por oficinas vivenciais.

Para ministrar o conteúdo programático foram acionados 62 docentes de nível superior de diversas funções da Secretaria de Saúde do Recife. Esse mesmo grupo passou por uma formação com carga-horária de 40 horas. A grade curricular abordou temas como Reforma Sanitária Brasileira e Políticas Públicas em Saúde, dispositivos do Recife em Defesa da Vida (Acolhimento; Projeto Terapêutico Singular; Clínica ampliada/Matriciamento e Co-gestão), e papel social do ACS junto às comunidades. A realização teve a parceria do Governo Estadual, via Escola de Saúde Pública de Pernambuco, e com a UPE – Universidade de Pernambuco, por meio da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário