quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Trabalhar em equipe


A importância de trabalhar em equipe

 

Com frequência ouvimos a expressão "é preciso saber trabalhar em equipe". Ensinamos isto na escola e na família, todavia as tendências do mundo moderno, especialmente os meios de comunicação e de relacionamento oferecem novas formas para o convívio e a interação humana, inserindo o modelo virtual, bastante acentuado com o surgimento das redes sociais. Que impactos esta mudança causa ao desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe? Pensando nesta nova realidade, trago reflexões sobre a importância do trabalho em equipe, buscando chamar à atenção para aspectos que não podem ser abandonados, mesmo com esta nova realidade das relações humanas.

Para uma organização alcançar os seus objetivos, mobiliza os subsistemas administrativo/estrutural, informativo/decisório, econômico/tecnológico e humano/social que estão presentes de forma inter-relacionada. O Sistema Social é o responsável por promover o atendimento às necessidades humanas, dentre elas a motivação e o comprometimento das pessoas, que variam de indivíduo para indivíduo em função de valores, crenças e expectativas, influenciáveis pelo ambiente interno e ambiente externo.

Por outro lado, sabemos que o homem é um ser social que depende de outros seres humanos para viver, para desenvolver o seu aprendizado existencial e para crescer pessoal e profissionalmente. Esta grandeza é que leva à dinâmica do interagir constante nos diferentes estágios da vida, vivendo de forma condizente com cada nível de maturidade. Há a época da impulsividade, do individualismo e chega o momento do conhecimento e da cooperação para depois alcançar a sabedoria e o apreciar do outro ser em toda a sua inteireza.

As equipes tornam-se cada vez mais presentes nas organizações. Já na década de 20 existiam para solucionar problemas, formadas, normalmente, pelo pessoal de "chão de fábrica" que se reunia voluntariamente, seguindo o comportamento natural do ser humano. Na década de 70, estas equipes evoluíram, iniciando a prática das "equipes autogerenciáveis" ou autônomas, trazendo novos desafios especialmente pelo fato de necessitarem de habilidades para realizarem as tarefas, sem uma supervisão direta. Enfim, traçarem seus objetivos e buscarem os meios para alcançá-los.

Com o advento dos programas de qualidade, na década de 80 inicia-se um novo formato de união de esforços para solucionar problemas: os Círculos de Controle de Qualidade - CCQs e nesta mesma época as "equipes multifuncionais", ainda muito presentes nos dias atuais que atuam em níveis estratégicos e operacionais.

Ora, se o homem é um ser social, o sistema social atua de maneira transversal com os demais sistemas nas organizações e estas necessitam do trabalho em equipe para alcançar os seus resultados, é inevitável que as pessoas desenvolvam as competências necessárias para atuarem desta forma, sob pena de ficarem à margem no mercado de trabalho. Às organizações cabe a criação de um ambiente propício a este tipo de trabalho, utilizando de recursos incentivadores e motivacionais além da capacitação e desenvolvimento, preparando o ser humano para exercer com maestria o trabalho em equipe.

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