quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Investigação

 

MS presta apoio ao Maranhão na investigação de casos e óbitos de meningite tipo C



Equipe técnica de vigilância do Ministério da Saúde está no Maranhão, onde realiza, em conjunto com as secretarias estadual e municipais de saúde, a investigação de casos de meningite tipo C, registrados em cinco municípios da região sul do estado. Até o momento, são 34 casos em investigação da doença, sendo nove confirmados e cinco óbitos.

O Ministério da Saúde orienta que seja providenciado o acesso ao tratamento preventivo por meio de antibiótico às pessoas que tiveram contato ou convivem no mesmo local de pacientes. Este tratamento é chamado de quimioprofilaxia, feito à base do medicamento rifampicina, cujo fornecimento é garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Maranhão tem estoque suficiente para atender à população do estado. A indicação é que o uso seja feito logo nas primeiras 48 horas.
Como forma de controle da doença, o Ministério da Saúde providenciou o envio ao estado de 22 mil doses da vacina contra a meningite tipo A e C, que serão utilizadas nos cinco municípios onde se verifica o surto: Sambaíba, Loreto, São Raimundo das Mangabeiras, Balsas e Feira Nova do Maranhão.
 A aplicação das doses é feita pela decisão conjunta pelos gestores locais do SUS e referendada pelo Ministério da Saúde.
Nessas situações, a vacina pode complementar a utilização da quimioprofilaxia, ampliando a prevenção de novos casos. No surto ora investigado no Maranhão, os casos se distribuem em cinco municípios, com cadeias epidemiológicas de transmissão distintas, ficando caracterizado o benefício da utilização suplementar da vacinação em grupos mais acometidos.
Essas ações são a forma eficaz de evitar a propagação de novos casos entre pessoas que tiveram esse contato próximo ao paciente infectado impedido a expansão do surto.

Doença – Casos de Doença Meningocócica tipo C ocorrem, ocasionalmente, em diferentes países, podendo gerar alguns casos secundários em pessoas que tiveram contato próximo com o paciente, como familiares ou pessoas que coabitam a mesma casa ou alojamento.
O Ministério da Saúde já utiliza no Calendário Básico de Vacinação da Criança todas as vacinas atualmente disponíveis para proteger contra formas específicas de meningites. São disponibilizadas a vacina BCG, que protege contra a meningite tuberculosa, a vacina Hib, que protege contra a meningite produzida pelo hemófilo influenza tipo B, e a vacina conjugada contra a doença meningocócica produzida pela Neisseria meningitidis grupo C.

Fonte: Jorge Alexandre / Agência Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário