ONU vai avaliar como países tratam direitos das pessoas com deficiência
Reunião de 17 a 19 de julho conta com participantes de todo o mundo; Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência foi aprovada pela ONU em dezembro de 2006.Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.
Centenas de representantes de vários países estão reunidos na sede da ONU para avaliar a eficácia da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências.
A conferência, que começa nesta quarta-feira, irá analisar como as medidas de inclusão e acessibilidade estão sendo implementadas pelos países que ratificaram o tratado.
Informação
O Brasil é um dos países signatários. Nesta entrevista à Rádio ONU, o juiz Ricardo Tadeu Fonseca, que participou da redação do texto final da convenção, disse que a informação sobre os recursos para projetos na área é fundamental para quem vive com uma deficiência.
"O governo federal dotou R$ 7,5 bilhões, mas para que esse dinheiro chegue aos municípios, onde as pessoas vivem, é necessário que os municípios e os estados também apresentem projetos. É necessário que os conselhos de deliberação municipais, estaduais e nacionais apresentem projetos. Para que, desta forma, o governo então libere os recursos que estão dotados basicamente para saúde, educação, acessibilidade e pesquisas."
Dados oficiais revelam que o Brasil tem 45 milhões de pessoas vivendo com alguma deficiência.
Em nível global, estima-se que 10% da população mundial vivam com alguma forma de deficiência.
A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências foi aprovada pela Assembleia Geral da ONU em 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário