quinta-feira, 18 de julho de 2013

Avaliação

ONU vai avaliar como países tratam direitos das pessoas com deficiência

Reunião de 17 a 19 de julho conta com participantes de todo o mundo; Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência foi aprovada pela ONU em dezembro de 2006.



Cadeirantes assistem à conferência na ONU
Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Centenas de representantes de vários países estão reunidos na sede da ONU para avaliar a eficácia da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências.

A conferência, que começa nesta quarta-feira, irá analisar como as medidas de inclusão e acessibilidade estão sendo implementadas pelos países que ratificaram o tratado.

Informação
O Brasil  é um dos países signatários. Nesta entrevista à Rádio ONU, o juiz Ricardo Tadeu Fonseca, que participou da redação do texto final da convenção, disse que a informação sobre os recursos para projetos na área é fundamental para quem vive com uma deficiência.

"O governo federal dotou R$ 7,5 bilhões, mas para que esse dinheiro chegue aos municípios, onde as pessoas vivem, é necessário que os municípios e os estados também apresentem projetos. É necessário que os conselhos de deliberação municipais, estaduais e nacionais apresentem projetos. Para que, desta forma, o governo então libere os recursos que estão dotados basicamente para saúde, educação, acessibilidade e pesquisas."

Dados oficiais revelam que o Brasil tem 45 milhões de pessoas vivendo com alguma deficiência. 

Em nível global, estima-se que 10% da população mundial vivam com alguma forma de deficiência.

A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências foi aprovada pela Assembleia Geral da ONU em 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário