sexta-feira, 8 de junho de 2012

1º em MG

JUIZ DE FORA - 6/6/2012 - 11:32

Novo Hospital Regional é o primeiro de Minas Gerais com planejamento sustentável


O projeto do novo Hospital Regional que está sendo construído pela Prefeitura de Juiz de Fora em um terreno de 23.728 m² no Bairro São Dimas, Zona Norte da cidade, é o primeiro do estado de Minas Gerais e um dos primeiros do país estruturado com base em conceitos de sustentabilidade. “Além de tornar-se o núcleo central da saúde para cerca de 95 municípios, com população estimada de 1,6 milhão de pessoas, todo o seu projeto foi concebido atendendo aos padrões internacionais de redução de impactos ao meio ambiente. Trata-se de um ´hospital verde´”, explica a secretária de Saúde, Maria Helena Leal Castro. Além disso, a gestora da saúde do município lembra que a nova unidade hospitalar de Juiz de Fora será muito maior que o HPS e vai apresentar melhores condições de atendimento. Com vocação para atender traumas e urgência e emergência em geral, a unidade será um pilar de referência para a rede de saúde do município como um todo”.

De acordo com a integrante do Grupo de Trabalho do Projeto de Implantação do Hospital Regional, Beatriz dos Anjos e Silva, as diretrizes de cunho ambiental que ocorreram no projeto do Hospital Regional tratam desde aproveitamento de água da chuva, tratamento de esgoto e resíduos, até melhor utilização da energia solar e da luz natural, entre outros. O projeto arquitetônico é baseado no selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

“Entre os critérios seguidos hoje nas obras do Hospital Regional estão a redução do consumo de água, de partículas de poeira e poluentes sonoros. Além disso, há aproveitamento da luz solar e coleta seletiva dos resíduos gerados no canteiro de obra”, destaca a profissional. Ela acrescenta que, todo mês, a empresa CTE, representante do grupo LEED no Brasil, realiza avaliações no local, a fim de verificar se os requisitos de redução de impacto ao meio ambiente estão sendo seguidos. Os projetos arquitetônicos e complementares também foram analisados pelo grupo LEED.

Serão 240 leitos, sendo 40 UTI´s, nove salas de cirurgia, dez leitos semi-intensivos, Pronto Atendimento - contendo sete consultórios e 16 leitos para observação e 176 leitos de enfermaria (dois leitos por enfermaria). A unidade contará com quatro blocos, divididos em pavimentos, que vão abrigar os seguintes setores: serviços e expansão (bloco A); administração e enfermarias (bloco B); diagnóstico e UTI´s (bloco C); e emergência e centro cirúrgico (bloco D).

“Foram projetados jardins com arbustos, grama e vegetação rasteira entre os blocos, com o objetivo de manter os microclimas frescos e úmidos. Além disso, os telhados que não forem utilizados para captação de água da chuva serão espaços verdes com jardinagem e gramas”, explica Beatriz. Ela destaca, ainda, que a posição inclinada do prédio em relação ao terreno apresenta como diferencial a captação de luz e aproveitamento da circulação dos ventos. Isso permitirá que a utilização do ar condicionado seja restrita às áreas exigidas pela legislação, uma vez que o ambiente fresco e úmido será mantido pelos jardins internos.

Após a finalização da obra e conferência de auditores, é concedido um certificados às edificações que contemplem processos e produtos sustentáveis em seu planejamento e execução. O selo é uma idealização da ONG americana US Green Building Council (US-GBC). Segundo o secretário de Obras, Jefferson Rodrigues Júnior, durante a execução das obras, a redução de custos é de 30% - controle de poluição ambiental, gerenciamento de erosão, assoreamento, controle de emissão de poluentes e ruídos. Ele lembra ainda, que “há reciclagem de 75% do material utilizado para apoio durante a obra, evitando que sejam transferidos entulhos para os aterros. A economia no custeio, a partir do funcionamento do hospital, será de 35%”.

O Hospital Regional será o núcleo central de rede de atenção à saúde, servindo de pilar para casos mais complexos, além de dar suporte a toda a rede de urgência e emergência. A obra está sendo construída pela empresa Diedro, com recursos do Governo de Minas. Na parte assistencial, a unidade hospitalar vai contar com traumatologia, urgência e emergência clínica e cirúrgica; exames por imagens e gráficos; centro cirúrgico; central de esterilização de Material; internação intensiva e semi-intensiva; internação geral (AVC, clínica médica e cirúrgica).

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7123/7389.
SECRETARIA DE SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário