terça-feira, 5 de junho de 2012

Alguns meses

Anti-histamínicos naturais

Anti-histamínicos


A Primavera é para muitas pessoas o começo de alguns meses em que têm de lidar com espirros, comichão, congestão e dificuldades respiratórias que costumam acompanhar as alergias. Os medicamentos para este problema, embora aliviem os sintomas, costumam ter alguns efeitos secundários, como por exemplo a sonolência, razão pela qual, muitas pessoas não os podem tomar. Nesses casos, é possível utilizar alimentos e plantas que têm propriedades anti-histamínicas, e que ajudam a sentir melhor:

  • Iogurte: As suas propriedades derivam do seu conteúdo em substâncias como os lactobacilos, bifidus e acidophillus, que reforçam o sistema imunitário, e por osso ajudam a vencer as alergias e a fazer com que os sintomas sejam mais toleráveis.

  • Sumo de aloé vera: Especialmente indicado para os sintomas respiratórios derivados da asma, porque tem um efeito estimulante sobre os fagócitos, as células do sistema imunitário que controlam esta condição. Também e tal como o iogurte, serve ainda para estimular as defesas e melhorar o estado geral. Deve ser tomado dissolvido com água.

  • Laranjas e limões: ou qualquer outro alimento rico em vitamina C. Esta substancia elimina as histaminas, e consequentemente, a reacção alérgica que estas substâncias despoletam no corpo quando entram em contacto com alérgeno.

  • Vinagre de maçã: Também tem propriedades anti-histamínicas e pode ajudar a diminuir os sintomas da alergia e mesmo fazer com que desapareçam completamente. Duas colheres por dia num copo de água deverão ser suficientes para o efeito pretendido.

  • Sumo de rabanetes: Esta planta tem propriedades mucolíticas, o que ajuda a desobstruir as vias respiratórias e a haver menos mucosidade, aliviando a congestão nasal. Misturar o sumo de rabanete, agua e um pouco de sumo de limão. Tomar a mistura quatro vezes por dia durante uma semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário