sexta-feira, 8 de junho de 2012

Chame um táxi

Bebida e direção não é a melhor opção

Para evitar acidentes combine quem vai ser o amigo da vez ou chame um táxi
.|Foto: Ocean/Corbis

Nada melhor que um feriado no meio da semana para começar o dia com ânimo redobrado. A expectativa é de que, ao final do dia, você saia com os amigos pra se descontrair, jogar conversa fora, beber, relaxar e voltar dirigindo pra casa na hora que o bar fechar. Opa, beber e dirigir? É, essa combinação não é boa para ninguém!
Entenda os motivos: atualmente o trânsito é a principal causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo. O Brasil, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), é o quinto em números de morte por acidentes de trânsito, perdemos apenas para a Índia, China, EUA e Rússia.
Só no ano passado o Ministério da Saúde registrou 153,6 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) de pessoas vítimas de acidente de trânsito e a região sudeste concentra quase metade dessas internações (46%). Em 2010 foram contabilizadas 42.844 mil mortes por este motivo e deste total 81,5% destes eram do sexo masculino.
Ficou preocupado? Pois é! Analisando estes dados o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, alerta a todos para a epidemia de acidentes de trânsito que o Brasil vive hoje. Preocupado com isso, no ano passado, o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério das Cidades, lançou o Pacto Nacional Pela Redução dos Acidentes de Trânsito – Pacto pela Vida. O objetivo é mobilizar a sociedade com ações para reduzir pela metade, até 2020, o número de vítimas de acidentes de trânsito em todo o país. “O pacto é para conscientizar estados e municípios. Na saúde, vamos reforçar as ações de vigilância, de organização da rede de atenção de urgência e emergência. O mais importante é que a gente possa ter regras e maior fiscalização”, esclarece Padilha.

Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2011-2020 – A Assembleia Geral das Nações Unidas, através de Resolução A/RES/64/255, publicada no dia 02 de março de 2010, proclamou o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito“.
A resolução foi elaborada com base em estudos da OMS que estimou, em 2009, cerca de 1,3 milhões de mortes por acidente de trânsito em 178 países e cerca de 50 milhões sobrevivem feridas. O custo global é estimado em US$ 518 bilhões por ano; os custos dos acidentes de trânsito já foram estimados em 1 a 2% dos PIB dos países.
Por isso #ficaadica: Combine com seus amigos para que um deles seja o motorista da vez, ou então baixe o aplicativo gratuito “Onde tem táxi aqui” e na hora de voltar encontre o táxi mais próximo que vai te levar em casa depois da diversão. Sua vida vale muito mais.
Feriados de Corpus Christi e Festas Juninas - O cantor Leonardo é o protagonista de duas campanhas publicitárias do Ministério das Cidades para alertar os motoristas sobre os riscos de acidentes nas ruas e estradas, durante os feriados de Corpus Christi e São João.
Com o slogan “A dor de um acidente pode durar para sempre”, a campanha traz o depoimento do cantor sobre o sofrimento de ver o filho e também cantor Pedro Leonardo envolvido num acidente de trânsito.

Pare, Pense e Mude nas Redes Sociais
Twitter: @paradapelavida
Facebook: Parada Pela Vida 
Ilana Paiva / Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário