segunda-feira, 4 de junho de 2012

Debate virtual

Participe do debate virtual sobre Saúde na Rio+20 promovido pela ENSP

Publicada em
Às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, Rio+20, a ENSP quer ouvir a sociedade civil e lança uma questão em seu blog Saúde em Pauta: "Qual forma de desenvolvimento e de modo de produzir e consumir é desejável para a qualidade de vida e saúde da sua população mundial?" Participe das discussões da Rio+20 e deixe sua contribuição em http://saudeempauta.ensp.fiocruz.br. A Rio+20, que acontece de 13 a 22  de junho no Rio de Janeiro, marca os 20 anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

A falta de acesso à água e condições de saneamento, a redução da biodiversidade, o impacto de grandes projetos de desenvolvimento e o modelo de agronegócio baseado no uso irresponsável dos agrotóxicos têm consequências diretas à saúde humana. Estudos apontam que quase um quarto das doenças poderia ser evitado se as pessoas vivessem em ambientes saudáveis, sendo as populações de países pobres as mais afetadas. Hoje, mais gente usa os recursos naturais e de forma mais intensa que antes. Nunca houve tanta pressão ao meio ambiente, e consequentemente mais exposição e efeitos na saúde. Observa-se o aumento significativo do nível geral de vulnerabilidade, e as tecnologias ainda não resolvem a pobreza persistente.

As discussões durante a Rio+20 serão pautadas pelo documento final da ONU, focado nos chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – um conjunto de parâmetros de referência que orientem os países na obtenção de resultados específicos dentro de um período de tempo específico, como no acesso universal à energia sustentável e água limpa para todos, tendo como base os já conhecidos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) após o prazo final de 2015. O documento final ainda não foi divulgado, por isso continua valendo o ‘draft zero’, que pode ser acessado aqui (http://www.rio20.gov.br/documentos/documentos-da-conferencia).

A Fiocruz também se mobilizou para a conferência desenvolvendo o site Saúde na Rio+20, com o objetivo de estimular o debate com movimentos sociais, governos, academia e organizações, no sentido de apontar caminhos de consolidação da relação entre Saúde e Desenvolvimento Sustentável. O Grupo de Trabalho criado pela Fiocruz para a Rio+20 formulou o documento Saúde na Rio+20: Desenvolvimento Sustentável, Ambiente e Saúde, que esteve em consulta pública até abril e recebeu contribuições da sociedade. O documento é dividido em três eixos (Sustentabilidade e saúde, Economia verde e saúde, e Governança em saúde e meio ambiente para o desenvolvimento sustentável) e parte do pressuposto de que a saúde emerge como uma construção histórica definida socialmente, direcionando à determinação social do processo saúde-doença para questões socioambientais em interação não só com as relações estabelecidas no próprio setor saúde, mas também nas transformações estabelecidas pela sociedade de forma ampla. Conheça o documento aqui.

Conheça o blog da ENSP Saúde em Pauta

O Saúde em Pauta é um blog que se propõe a promover o debate qualificado sobre as relações políticas, sociais, econômicas, culturais e históricas que influenciam a sociedade, em especial no que se refere ao setor saúde. É um espaço democrático de reflexão política, aberto aos profissionais de saúde, que estão convidados a enviar suas opiniões sobre os assuntos em debate. Os temas serão incluídos de acordo com a análise de conjuntura, podendo refletir fatos, resultados de pesquisas, impactos na imprensa etc. No blog, também é possível encaminhar artigos assinados e analíticos sobre as questões de conjuntura em saúde em destaque. Os textos devem ser curtos, como os publicados nos editoriais de jornais.

Participe das discussões da Rio+20 e deixe sua contribuição no blog Saúde em Pauta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário