terça-feira, 12 de junho de 2012

Rompendo o silêncio

JUIZ DE FORA - 12/6/2012 - 11:02
Combate à violência contra o idoso - Campanha “Rompendo o Silêncio” começa nesta terça

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.

Em Juiz de Fora, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Idoso-Mulher, o Centro de Convivência do Idoso e o Creas Norte, em parceria com os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), darão início, nesta terça-feira, 12, à campanha “Rompendo o Silêncio”. Para isso, será realizada uma programação especial com o objetivo de mobilizar e sensibilizar a sociedade contra as diversas formas de violência contra a pessoa idosa.

A primeira ação, promovida pelo Creas Norte, acontece às 15h desta terça, no salão da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, para os idosos da comunidade de Paula Lima. O evento terá início com uma dinâmica de grupo aplicada por psicólogas. Em seguida, o assistente social José Anísio fará uma breve contextualização sobre a política municipal de atenção ao idoso em Juiz de Fora. Por fim, o advogado Dr. Jaílson Pereira dos Santos irá ministrar uma palestra abordando as características da violência contra a pessoa idosa.

Na sexta-feira, 15, o Creas Idoso-Mulher e o Centro de Convivência do Idoso promovem, durante a manhã, atividades socioeducativas para os atendidos. A programação tem início às 8h30, com um café da manhã especial para os idosos. Em seguida, haverá uma palestra abordando temas como o envelhecimento saudável e a violação dos direitos da pessoa da terceira idade. Logo após a palestra, os idosos do Centro de Convivência do Idoso farão uma apresentação cultural no local. Para finalizar as atividades, será feita uma caminhada até a Praça da Estação, onde serão ofertados serviços de saúde e ocorrerá o “abraço simbólico” para celebrar a data.

A coordenadora do Creas Idoso-Mulher, Arlene Motta, ressaltou a relevância da campanha diante do âmbito nacional. “Todo o Brasil estará parando por um instante para dar voz e vez à pessoa idosa, que, durante muito tempo, vem sofrendo com preconceito e descaso. O dia 15 de junho vem para nos lembrar da atenção que devemos dedicar aos idosos do nosso país.”

A campanha “Rompendo o Silêncio” foi proposta pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) para celebrar o Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa em Minas Gerais. Mais de 130 municípios do estado estão realizando, desde o último domingo, 10, ações como apresentações musicais, caminhadas, encontro dos grupos de idosos, apresentações de teatro, entre outros. Em Juiz de Fora, os serviços de atendimento ao idoso são coordenados pela Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, pelo telefone 3690-8314.
SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário