Menina de 2 anos morre de doença de Chagas no ES
10/04/2012 - 19h01 | da Folha.com
DE SÃO PAULO
Uma menina de dois anos morreu no Espírito Santo vítima de doença de Chagas aguda. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foi a primeira morte causada pela doença registrada no Estado.A pasta informou que a criança estava internada em um hospital de Guarapari e foi transferida para uma unidade estadual no dia 5 de março, em estado grave. Ela morreu no mesmo dia.
No final de março, quando a doença foi confirmada por exames laboratoriais, técnicos da secretaria foram até o município procurar pessoas com sintomas da doença, mas nada foi encontrado.
Os moradores do município foram orientados sobre formas de prevenir a doença.
Treze pessoas da família da paciente que morreu fizeram exames para saber se tinham a doença, mas os resultados deram negativo.
Foram encontrados barbeiros no município, mas testes mostraram que nenhum deles portava o parasita transmissor da doença.
De acordo com a secretaria, houve três confirmações de transmissão da doença no Estado desde 2007. Segundo a pasta, a maior parte dos barbeiros encontrados no ES é da espécie Triatoma vitticeps, que transmite menos a doença do que a Triatoma brasiliensis, o principal vetor da enfermidade no país.
Segundo informações do Ministério da Saúde, entre os principais sintomas da fase aguda da doença estão febre prolongada (mais de 7 dias), dor de cabeça, inchaço no rosto e pernas. Podem ocorrer falta de ar intensa, tosse e acúmulo de água no coração e pulmão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário