Sem tempo para a feira? Troque as frutas por polpas
Faça do congelador a sua fruteira e encha a dieta de vitaminas
Melhores do que os concentrados em garrafa, que têm conservantes demais, os saquinhos congelados podem ser usados para fazer mais do que alguns copos de suco. "Sorvetes, mousses e vitaminas ficam deliciosos usando as polpas como ingrediente", afirma a nutricionista Barbara Sanches, da VP Consultoria Nutricional. "as polpas congeladas são o que há de mais próximo da fruta natural".
Isso não significa, entretanto, que todas as características são mantidas. A maior perda acontece devido à eliminação da casca, fonte de fibras, vitaminas e minerais. Mas vale lembrar que os nutrientes também seriam descartados caso você descascasse furta antes de comer. "A quantidade de calorias também merece atenção. 100gramas de polpa são mais calóricos do que 100g da fruta, porque o processamento dispensa as sementes e a casca", afirma a nutricionista Bruna Murta, da rede Mundo Verde.
As polpas ainda são uma boa idéia para sentir o gosto da sua fruta preferida quando ela estiver fora de época, dá até para fazer em casa os seus próprios congelados. Basta liquidificar as frutas com um pouco de água (o suficiente para formar uma pasta), sem adoçar. Armazene em pequenas embalagens e use a criatividade para dar mais sabor aos cardápios do seu dia (veja sugestões abaixo). "O ideal é consumir cinco porções diárias de frutas e hortaliças", diz Bruna.
1. Tão nutritivas quanto as frutas
As polpas preservam praticamente, todos os nutrientes das frutas naturais. A principal perda é das fibras contidas na casca. Algumas vitaminas também são perdidas, mas a maioria delas é preservada.
2. Livres de conservantes
O congelamento dispensa os aditivos químicos que são necessários aos concentrados de garrafa, por exemplo.
3. Mais práticas
Nem sempre dá tempo de descascar e bater uma fruta, fazendo um suco. Mas abrir um saquinho de polpa e bater com um copo de água leva menos do que cinco minutos e garante muitas vitaminas para o seu organismo.
4. Contra o desperdício
Jogar comida fora é muito comum na rotina de quem passa muito tempo fora de casa ou mora sozinho. As polpas congeladas garantem que você tenha as frutas presentes na sua dieta, sem desperdício.
5. Delícia multiuso
Fazer suco é apenas a utilidade mais óbvia das polpas. Elas podem servir como ingrediente para muitas receitas, como as que você confere a seguir.
Suco rápido
100 gramas de polpa de fruta
200 mL de água (temperatura ambiente)
01 colher (sopa) de açúcar ou mel
Bata tudo no liquidificador por 30 segundos e sirva em seguida.
Dica da nutricionista: substitua a água por suco de laranja se preferir.
Coquetel sem álcool
½ polpa de maracujá congelada
½ polpa de abacaxi congelada
100 mL de água ou suco de laranja
01 colher (sopa) de açúcar ou mel
Bata no liquidificador por 30 segundos e sirva em seguida
Vitamina energética
100 gramas de polpa de acerola (congelada)
100 gramas de polpa de laranja (semi descongeladas)
½ polpa de morango
½ cenoura média (crua)
1 colher (café) de guaraná em pó
01 colher (sopa) de açúcar ou mel
Bata no liquidificador por 30 segundos e sirva em seguida
Creme tropical
100 gramas de polpa de mamão
100 gramas de polpa de abacaxi
100 mL de água
01 colher (sopa) de granola
01 colher (sopa) de mel
01 folha de alface
Bata no liquidificador por 30 segundos e sirva em seguida
Vitamina de morango com extrato de soja
100 gramas de polpa de morango
200 mL de água
2 colheres (sopa) de extrato de soja
Bata no liquidificador por 30 segundos e sirva em seguida
Mousse light de açaí
110 gramas de polpa de açaí
200 mL de iogurte natural desnatado
1 sachê de gelatina em pó sem sabor
2 colheres (sopa) de sucralose (para uso culinário)
Bata no liquidificador a polpa de açaí, o iogurte, o adoçante e a gelatina dissolvida (conforme instruções no rótulo), até obter uma mistura homogênea. Distribua em taças e leve à geladeira até obter uma consistência firme.
Atenção na compra
Como a conservação das polpas acontece a partir do congelamento, sem aditivos químicos, é muito importante prestar atenção na procedência dos concentrados que você adquire, como lembra a nutricionista Barbara Sanches. Escolha marca que tenha o selo de inspeção sanitária, isso garante que serão realizados controles de qualidade, incluindo a pasteurização (processo que destrói microorganismos patogênicos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário