sexta-feira, 27 de julho de 2012

Doença negligenciada

Animação sobre doença negligenciada disponível no YouTube

Publicada em
Já está disponível no canal da ENSP, no YouTube, a animação Paracoccidioidomicose – não é palavrão e tem cura. A paracoccidioidomicose, doença causada por fungo e que atinge principalmente trabalhadores rurais, está ganhando visibilidade com um novo trabalho desenvolvido pelo pesquisador da ENSP Ziadir Francisco Coutinho em parceria com os pesquisadores Antonio Carlos Francesconi do Valle e Bodo Wanke, do Instituto de Pesquisas Clínicas Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz). Com o intuito de disseminar esse conhecimento, alertar e sensibilizar, em especial os profissionais de saúde, para essa doença, além da animação, também foi lançado um gibi, que já pode ser acessado na Biblioteca Multimídia da ENSP.

Esta doença, classificada como negligenciada, não é contagiosa e tem cura, mas causa graves sequelas se não for diagnosticada precocemente. O material produzido no âmbito do projeto Paracoccidioidomicose – não é palavrão e tem cura envolve três materiais de divulgação, desenvolvidos com o objetivo de dar foco à doença que tem crescido no Brasil. A divulgação na internet é uma das vertentes de multiplicação do material, pois eles também estão sendo distribuídos nos postos e unidades de saúde.
 
 
A paracoccidioidomicose é endêmica no continente americano; estima-se, porém, que o Brasil reúna 80% dos casos do mundo. A doença é muito mais comum em homens em idade produtiva, entre 30 e 50 anos, e é considerada ocupacional, pois o histórico dos doentes mostra relação entre sua incidência e o trabalho rural. Outra característica importante seria a relação da aparição da doença com o hábito do fumo. “Isso facilita a inalação do fungo, e o cigarro também prejudica muito as feridas causadas por essa micose no pulmão, na boca e na garganta.
 
 Assista ao vídeo e acesse o gibi aqui.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário