sexta-feira, 27 de julho de 2012

Livro sobre políticas públicas

Lançado livro sobre inclusão dos cidadãos nas políticas de sáude

Publicada em
A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e o Conselho Nacional de Saúde (CNS) lançaram o livro Inclusão dos cidadãos nas políticas de saúde: experiências brasileiras e europeias, coordenado pelo médico sanitarista da Universidade de Brasília Flávio Goulart. Dirigida aos conselheiros de saúde e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Brasil, além do público interessado dentro e fora do país, a publicação resulta do Laboratório de Inovação e teve como tema a inclusão de cidadãos na implementação de políticas públicas de saúde, realizada ao longo do ano de 2011 nas redes de atenção à saúde.

O objetivo foi evidenciar as práticas inovadoras concretas de participação no SUS e também em outras áreas da gestão pública, no Brasil e em países da Europa, de forma a contemplar os desafios da inclusão da população nas decisões relativas às políticas sociais e de saúde. Foram selecionadas 15 experiências brasileiras e cinco internacionais sobre participação social na implementação de políticas públicas de saúde e em outros setores da gestão pública. Já o foco nos países europeus, particularmente na Itália, se deve às variadas técnicas inclusivas que vêm sendo desenvolvidas lá já há algumas décadas.

A publicação deriva do Termo de Cooperação Número 23 entre a Opas e o CNS, cujo objetivo principal é o fortalecimento do SUS e de seus componentes de participação e controle social, nos termos da Constituição Federal e da legislação orgânica da saúde.

Acesse aqui a publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário