segunda-feira, 30 de julho de 2012

Ampliando serviços

Posted: 29 Jul 2012 06:22 AM PDT
Medida aumentará em 32% a assistência aos pacientes com câncer, passando de 149 mil para 197 mil atendimentos por ano

O Ministério da Saúde vai ampliar os serviços de radioterapia a 80 hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa beneficiará a população de 58 municípios, em 20 estados. Medida aumentará em 32% a assistência aos pacientes com câncer, passando de 149 mil para 197 mil atendimentos por ano.

Deste total, serão criados os serviços em 48 unidades hospitalares, e outras 32 vão ampliar os serviços já ofertados. Paralelamente a esta convocação, foi divulgada nesta quinta-feira, no site do Ministério, a lista com o nome dos hospitais que serão beneficiados.

A medida faz parte do Plano de Expansão dos Serviços de Radioterapia no SUS, uma das ações do Ministério da Saúde para fortalecer a prevenção e controle do câncer na população brasileira. Serão investidos recursos de R$ 325 milhões em infraestrutura, e o restante será aplicado na compra de 80 aceleradores lineares, além de outros acessórios.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destaca a importância do investimento em tecnologia na área oncológica. " A assistência aos pacientes de câncer é uma das prioridades do governo federal. Neste âmbito, são medidas essenciais a criação, ampliação e a qualificação de hospitais habilitados em oncologia, em consonância com os vazios assistenciais, as demandas regionais de assistência oncológica e as necessidades tecnológicas do SUS" , declara.

Um aviso de audiência pública foi divulgado nesta quinta-feira (26), no Diário Oficial da União. A convocação esclarece aos interessados que a audiência pública prevista o dia 10 de agosto destina-se a aquisição de equipamentos que vão passar a oferecer os serviços na área oncológica.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário