sexta-feira, 27 de julho de 2012

Seminário

Suicídio de idosos no Brasil é tema de seminário

Nos dias 29, 30 e 31 de agosto, o Centro Latino-Americano de Estudos sobre Violência e Saúde (Claves/ENSP) realizará o I Seminário Internacional sobre Suicídio de Pessoas Idosas no Brasil, tema inédito nos estudos brasileiros. Na oportunidade serão divulgados os resultados da pesquisa É possível prevenir a antecipação do fim? Suicídio de idosos no Brasil e possibilidades de atuação do setor saúde, projeto do Programa de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Pública (Inova-ENSP) . A ENSP coordenou, financiou e sediou toda a investigação e a coordenadora científica do Claves, Maria Cecília de Souza Minayo, presidirá o seminário.
 
A pesquisa, de âmbito nacional, reuniu em colaboração sete instituições acadêmicas: a Universidade Federal de Manaus, a Universidade de Fortaleza, a Universidade Federal de Teresina, a Universidade de Dom Bosco de Mato Grosso do Sul, a Universidade Federal e a Escola Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, a Universidade Veiga de Almeida, do Rio de Janeiro, além da ENSP, que financiou, sediou e coordenou toda a investigação.
 
Para o Claves, é importante discutir o suicídio de pessoas idosas (acima de 60 anos) também no Brasil, sobretudo em algumas regiões e áreas do interior, por ser esse, hoje, um problema de saúde pública reconhecido pela Organização Mundial de Saúde.se  A importância de discutir a vida e a qualidade de vida desse grupo social também deve ao seu crescimento acelerado no país. o evento, portanto, objetiva fazer uma inflexão sobre os momentos e circunstâncias de maior risco para a violência autoinfligida, focando no conhecimento da situação e nas possibilidades de prevenção.
 
Para subsidiar as discussões, será lançado durante o Seminário um número temático da revista Ciência & Saúde Coletiva (17.8),  que conterá os resultados da citada pesquisa, e também um livreto com um sumário executivo sobre os resultados gerais do trabalho e propostas de prevenção, para uso dos gestores e dos serviços de saúde.
 
O encontro ocorrerá no Hotel Novo Mundo, no Rio de Janeiro. São 250 vagas disponíveis. As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser efetuadas no site  www.prevencaodesuicidio.com.br. Mais informações pelos tels: 3882-9153 ou 3882-9151.

Nenhum comentário:

Postar um comentário