terça-feira, 10 de julho de 2012

Cérebro x ovos

Alimentos que ajudam o cérebro

alimentos
Uma alimentação equilibrada é essencial para o bom funcionamento do cérebro, mas se o que pretende é potenciar a actividade mental e aumentar a sua inteligência, há uma serie de alimentos que, consumidos de forma habitual o podem ajudar. Aqui apresentamos alguns dos alimentos que ajudam o cérebro e aumentam a inteligência:

  • Ovos: O ingrediente que os torna imprescindíveis é a colina, uma substancia que fortalece a sinapse cerebral, ou seja, facilita a comunicação entre os neurónios, estimulando assim os processos cerebrais.

  • Peixe fresco: Especialmente o peixe azul, já que o seu conteúdo em aminoácidos essenciais, tal como em ácidos gordos polinsaturados ómega 3, o tornam imprescindível para o bom funcionamento do cérebro

  • Beterraba: entre os seus componentes podemos encontrar monofosfato de uridina, que previne a degeneração cerebral e favorece a comunicação entre as células nervosas do cérebro

  • Frutos secos: Contêm vitamina E, selénio e ácidos gordos, os quais devido à sua acção antioxidante previnem o envelhecimento dos neurónios e favorecem a sua actividade. Especialmente recomendáveis para esta função são as nozes.

  • Chá: Contém catequina, que actua como um estimulante para a memória e a teína, também presente na sua composição, que estimula a actividade nervosa e a concentração, embora deva sempre ser consumido com moderação.

  • Legumes: São ricos em vitaminas do grupo B, essenciais para preservar as funções cerebrais e o estado de alerta. São uma boa fonte de hidratos de carbono complexos que o organismo transforma em glicose, o principal alimento para o cérebro

  • Frutas e verduras frescas: Também nunca devem faltar na dieta diária, especialmente as de cor laranja e vermelha, porque as suas propriedades antioxidantes retardam o envelhecimento celular e melhoram a circulação sanguínea do cérebro, o que ajuda a reduzir os riscos de vir a sofrer um AVC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário