quarta-feira, 25 de julho de 2012

Saúde durante o inverno

Tempo seco pede cuidados com a saúde durante o inverno

Hidratação e alguns cuidados podem ajudar a prevenir o aparecimento de doenças respiratórias
por Wander Veroni

Fonte: Agência Minas/Adaptação
Foto: Guilherme Barros.

Durante o período mais frio, o tempo seco causa bastante incômodo para as pessoas que possuem doenças respiratórios como rinite, asma, resfriado, gripe e bronquite, além de outros problemas mais sérios como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Nesta semana, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais soltou um alerta avisando que a umidade do ar ficará em torno de 20%, deixando o clima ainda mais seco.

Para evitar problemas com a saúde, o recomendado por especialistas é evitar locais com grande concentração de pessoas ou ambientes que possuem a presença de fumaça de cigarro, mofo, poeira ou qualquer outro elemento que possa desencadear alergia. Além disso, para melhorar a qualidade do ambiente, algumas receitas caseiras podem ajudar, como colocar uma toalha úmida ou uma bacia cheia d’água na sala ou no quarto para deixar o ambiente mais úmido, por exemplo.

De acordo com o coordenador da pneumologia Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o médico pneumologista Dr. Edilson Correia, as pessoas devem adotar hábitos de prevenção para evitar o aparecimento de doenças respiratórias e, acima de tudo, evitar a automedicação e beber muita água durante o tempo seco.

“O mais importante é a hidratação. É necessário tomar 2 litros ou mais de água. A alimentação precisa ser leve, baseada em frutas, legumes e verduras. É recomendável usar umidificadores de ar ou mesmo uma toalha molhada em ambientes fechados. Outra recomendação é manter a vacinação em dia, muitos problemas podem ser evitados com vacinas”, explica o médico.

Ainda, Dr. Edilson Correia lembra que dois terços de toda a demanda por atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) durante esse período são em virtude de problemas decorrentes do tempo seco. “Com o aumento da incidência de viroses respiratórias, crescem as infecções virais e, consequentemente, o atendimento às pessoas que apresentam patologias respiratórias”, completa.

Fonte/Adaptação: Agência Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário