sexta-feira, 27 de julho de 2012

Semana de prevenção

Posted: 26 Jul 2012 02:24 AM PDT

logo_hepatites_viraisO estímulo ao diagnóstico precoce e a conscientização da população quanto aos sinais e sintomas são os principais objetivos da X Semana Baiana de Divulgação das Hepatites Virais, iniciada nesta segunda-feira (23). Diversas atividades estão sendo realizadas na cidade para que todos possam participar das ações educativas.

No Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce, estão sendo realizados até sexta-feira (27), coleta de sangue para o teste diagnóstico dos tipos B e C. Já na quarta e sexta-feira, estará disponível a imunização contra Hepatite B, sempre das 09 às 12 horas. A vacina é voltada para a população de 0 a 29 anos, além dos grupos vulneráveis (profissionais da saúde, homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo, policiais, caminhoneiros, manicures, profissionais do sexo, coletores de lixo domiciliar ou hospitalar, doadores de órgãos ou de medula óssea, vítimas de abuso sexual, pessoas imunocomprometidas).

Estão programadas também, ações educativas em locais de grande circulação de pessoas. A Praça Almeida Couto, em Nazaré, será palco de uma das atividades, na sexta-feira (27), no período da manhã, através realização de orientações sobre a doença, de testes laboratoriais para detecção dos vírus e vacinação contra a hepatite B. A coleta do sangue será feita no Hospital Manoel Vitorino, localizado ao lado da praça. No domingo (29), o público-alvo são os torcedores que vão comparecer ao jogo de Bahia e Corinthians, no Estádio de Pituaçu. Profissionais de saúde distribuirão material informativo e irão esclarecer dúvidas sobre os tipos de vírus, sintomas e tratamento das hepatites.

Toda a programação faz parte da parceria entre as Secretarias Municipal (SMS) e Estadual (SESAB) de Saúde, Ministério da Saúde, Grupo Vontade de Viver de Apoio aos Portadores de Hepatites Virais e o Comitê Estadual de Prevenção das Hepatites Virais.
Mobilização em Salvador

De
 30 de julho a 03 de agosto, o Programa Municipal de Controle das Hepatites Virais promove a III Semana de Mobilização nas unidades de saúde dos 12 Distritos Sanitários. As equipes de atenção básica da rede têm papel relevante no diagnóstico e no acompanhamento das pessoas portadoras – sintomáticas ou não – de hepatites.

Serão realizadas atividades de prevenção, através de palestras e distribuição de folhetos informativos, vacinação contra hepatite B e coleta de sangue para diagnóstico dos sorotipos do vírus. 
Confira lista de unidades.

Os pacientes que necessitem de tratamento serão direcionados ao Serviço Municipal de Assistência Especializada (SEMAE), anexo ao 3º Centro de Saúde da Liberdade, referência para portadores de do vírus HIV e hepatites virais. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar, que atua no acolhimento, acompanhamento ambulatorial, social e psicológico do usuário.

Hepatite – Hepatite significa inflamação do fígado. Existem várias razões para o fígado estar inflamado, e nem sempre a causa é viral. Certas drogas ou medicações tóxicas, e doenças imunológicas podem causar hepatite. A causa mais comum de inflamação do fígado é a hepatite viral. Quando o processo inflamatório está presente por mais de seis meses é chamado de hepatite crônica.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, as Hepatites Virais se constituem um grave problema de saúde pública em todo o mundo, sendo a Hepatite C considerada a epidemia do século.

Na Bahia, a predominância dos vírus são os tipos A, B e C. A doença é um importante problema de saúde pública, com severas implicações à população, podendo ser prevenida e controlada através de vacinação (Hepatite A e B) e tratamento (Hepatite C).


Postos de coleta da III Semana de Hepatites Virais

Horário de Atendimento: 09 às 12 horas.
É necessária a apresentação do CARTÃO SUS.


Distrito Sanitário Centro Histórico

Centro de Saúde Carlos Gomes
2º Centro de Saúde Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora)
19º Centro de Saúde Pelourinho
Centro de Saúde São Francisco (Tororó)


Distrito Sanitário Barra/Rio Vermelho

9º Centro de Saúde Sabino Silva (Nordeste de Amaralina)
Centro de Saúde Osvaldo Caldas Campos (Santa Cruz)


Distrito Sanitário Boca do Rio

12º Centro de Saúde Alfredo Bureau (Marback)


Distrito Sanitário Cajazeiras

Centro de Saúde Nelson Piauhy (Águas Claras)


Distrito Sanitário Brotas

14º Centro de Saúde Mário Andréa (Sete Portas)


Distrito Sanitário Cabula/Beirú

Pronto Atendimento Rodrigo Argolo (Tancredo Neves)


Distrito Sanitário Itapagipe

COAS


Distrito Sanitário Itapuã

Pronto Atendimento Carlos Santana (Itapuã)
13º Centro de Saúde Eduardo Mamede (Mussurunga I)
Centro de Saúde Orlando Imbassahy (Bairro da Paz)


Distrito Sanitário São Caetano/Valéria

18º Centro de Saúde Péricles Laranjeiras (Fazenda Grande)
Unidade Básica de Saúde Marechal Rondon
Unidade de Saúde da Família Antonio Lazzaroto


Distrito Sanitário Liberdade

3º Centro de Saúde Prof. Bezerra Lopes


Distrito Sanitário Pau da Lima

Centro de Saúde 7 de abril
Centro de Saúde Dom Avelar
Centro de Saúde Novo Marotinho (Estrada Velha do Aeroporto)
Centro de Saúde Cecy Andrade (1ª etapa Castelo Branco)
Unidade de Saúde da Família Canabrava
20º Centro de Saúde Castelo Branco
Centro de Saúde Edgard Pires da Veiga (Pau da Lima)
Centro de Saúde Nova Brasília


Distrito Sanitário Subúrbio Ferroviário

Unidade de Saúde da Família Sérgio Arouca (Paripe)
Fonte: SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário